Seguidores

sábado, 7 de agosto de 2010

Cinema e Emoção

Alguns filmes valem por uma cena, uma frase que é dita e marca. Às vezes o filme é ruim, mas passa a valer a pena por aquilo que foi mostrado ás vezes num frame, num diálogo.


Não é o caso de “Em Seu Lugar”. (In Her Shoes) de 2005. Dirigido por Curtis Hanson e com Cameron Diaz, Toni Collette e Shirley MacLaine. É um filme que vi a já algum tempo, um filme “mulherzinha” ou “Filme de Mulher”, que não é muito meu gênero, mas é muito bonito.

No filme Cameron Diaz e Toni Collete são Maggie e Rose Feller duas irmãs que tem em comum apenas o fato de calçarem o mesmo número. Maggie é festeira, detesta estudar, muda constantemente de emprego e acredita que seu melhor talento é atrair os homens. Já Rose é uma advogada bem-sucedida, que trabalha em um dos maiores escritórios da Filadélfia. Aficcionada pelo trabalho, Rose enfrenta problemas com o peso e sempre se sente desconfortável nas roupas que usa. Maggie e Rose, apesar das diferenças, são grandes amigas. Após uma grande briga, elas decidem viajar juntas com a ajuda de sua avó recém-descoberta, Ella Hirsch, que acreditavam estar morta. (Se quiser ver uma crítica do filme vai aqui: http://www.cineplayers.com/critica.php?id=738)

No final do filme tem uma declaração de amor feita pelas irmãs em forma de verso que vale o filme inteiro. É um poema de Edward Estlin Cummings, usualmente abreviado como e. e. cummings, em minúsculas, nascido em Cambridge, Massachusetts a 14 de outubro de 1894 e morto em North Conway, Nova Hampshire, 3 de setembro de 1962.


Cummings foi poeta, pintor, ensaísta e dramaturgo estadunidense. E é dele o verso que se segue:


CARREGO SEU CORAÇÃO COMIGO

Carrego seu coração comigo
Eu o carrego no meu coração
Nunca estou sem ele
Onde eu for você vai, minha querida.
E o que quer que eu faça
Eu faço por você, minha querida.
Não temo o destino
Porque você é o meu destino, minha doçura
Eu não quero o mundo por mais belo que seja
Você é meu mundo, minha verdade
Este é o mais belo segredo que ninguém sabe
Aqui está a raiz da raiz
O botão do botão
E o céu do céu
De uma árvore chamada vida
Que cresce mais alto do que a alma pode esperar
Ou a mente pode esconder
E esse é o milagre que distancia as estrelas
Que mantém as estrelas a distância
Carrego seu coração comigo
Eu o carrego no meu coração

(e. e. cummings)

0 comentários:

Postar um comentário