Imagine
isso. Você conhece alguém novo e a pessoa pergunta “O que você faz?”
“Eu
sou um arquiteto”, você diz.
“Ah,
é mesmo?” ela responde. “Você projetou algum edifício que eu possa ter visto?”
“Possivelmente”,
você responde. “Nós fizemos o novo prédio de alunos da universidade...”
“Uau”,
diz ela. “É um belo edifício ...”
Sem
se esforçar, você causou uma boa impressão.
Agora,
imagine isso. Você conhece alguém novo e a pessoa pergunta “O que você faz?”
“Eu
sou um inovador, dinâmico, apaixonado e motivado provedor de serviços de
arquitetura com uma abordagem colaborativa para a criação e entrega de
excelentes experiências top de linha para o cliente”, você responde.
Ok,
então.
Você
se descreve, em seu currículo, redes sociais ou material promocional,
diferentemente da forma como o faz pessoalmente? Você abusa de clichês,
adjetivos e superlativos?
Você
escreve coisas sobre si mesmo que nunca teria a coragem de realmente dizer?
Aqui
estão algumas palavras que são ótimas quando outras pessoas usam para
descrevê-lo, mas que você nunca deve usar para descrever a si mesmo. A seleção
é do consultor Jeff Haden para o site de carreiras americano Business Insider,
do qual é colunista.
1. Inovador - A maioria das
empresas afirmam ser inovadoras. A maioria, no entanto, não é. E tudo bem,
porque ser inovador não é um requisito para ter sucesso. Se você é inovador,
não diga isso. Prove-o. Descreva os produtos que você desenvolveu. Descreva os
processos que você modificou. Dê algo real, pois assim sua inovação não é
divulgada, é evidente.
2. Top de linha - Usain Bolt:
velocista top de linha, medalhas olímpicas para provar isso. Lionel Messi:
jogador de futebol top de linha, quatro prêmios de melhor do mundo para provar
isso. Mas o que é um profissional ou uma empresa top de linha? Quem define
isso? No seu caso, provavelmente, só você.
3. Autoridade - Como disse
Margaret Thatcher, "Ser poderoso é como ser uma dama: se você tem que
dizer que você é, você não é." Mostre sua expertise em vez disso. Por
exemplo: 'Prestou serviço para 9 das 10 melhores empresas para se trabalhar do
país em 2012' indica um nível de autoridade.
4. Orientado para os
resultados ou motivado - Sério? Algumas pessoas realmente se concentram em
fazer o que elas são pagas para fazer? Nós não fazíamos ideia. Nunca fique com
os créditos por coisas que você deveria fazer — ou deveria ser.
5. Criativo - Algumas
palavras em particular que são usadas com muita frequência já não causam
impacto. ‘Criativo’ é uma delas (experimente encontrar ‘criativo’ em perfis
aleatórios no LinkedIn) E este é apenas um exemplo. A lista inclui ainda
eficácia comprovada, influente, colaborativo... Alguns
desses termos podem realmente descrevê-lo, mas a partir do momento em que
também estão sendo usados para descrever todos os outros profissionais, eles
perderam o seu impacto.
7. Dinâmico - Se você é
ativo, dinâmico e cheio de energia, hum, fique longe.
8. Guru - Não seja um
autoproclamado sábio, conhecedor ou guru... é incrível quando seus clientes
carinhosamente o descrevem assim. Mas ao referir-se a si mesmo dessa forma fica
óbvio que você está tentando impressionar.
9. Apaixonado - Muitas
pessoas discordam, mas se você diz que é incrivelmente apaixonado por algo
profissional, soa exagerado. Alguém é apaixonado por desenvolver soluções de
longo prazo para os clientes? Tente foco ou especialização.
10. Único - Os clientes
não se preocupam com o fato de uma empresa ser única, eles querem que ela seja
a "melhor". Mostre que você é melhor do que a concorrência e nas
mentes de seus clientes você será único.
11.
Incrivelmente...
- Confira alguns perfis aleatórios na internet e você vai encontrar muitos
profissionais ‘incrivelmente apaixonados’, ‘profundamente perspicazes’,
‘extremamente cativantes’. Não é o suficiente ser perspicaz ou cativante? Você
tem que ser profundamente perspicaz? Você não precisa usar tantos adjetivos,
confie que seu cliente (ou recrutador) já entendeu.
12. Colaborativo - Você vai
decidir o que é melhor para mim e me forçar a fazer do seu jeito? O ideal é que
você me diga como você trabalha. Descreva o processo. Não alegue que vamos
trabalhar bem juntos, diga-me como isso vai funcionar.
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