Seguidores

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O TAOISMO

O Taoismo é uma corrente de pensamento oriunda da China antiga. Constitui-se na realidade de dois movimentos: a filosofia (TAO CHIA) e a religião (TAO CHIAO).

Ambos originam-se do filósofo LAO TSE, que segundo a tradição viveu no século VI a. C. No livro "TAO TE KING" (Livro do Caminho e da Virtude), atribuído a ele, afirma que o TAO (traduzido literalmente como "Caminho" ou "Rota" e que confunde-se com o caminhante e com o objetivo) não pode ser expressado em palavras e nem pode ser definido, ficando sua apreensão a cargo da experiência de cada um na sua busca.

A filosofia do Taoismo adota um naturalismo que prega a aceitação de "todas as coisas em seu estado natural"; buscando o Equilíbrio e a Harmonia em todos os campos da vida humana, através da prática da "ação inativa" (o Não-Agir ou  WU-WEI) e da Virtude Taoista (que implica uma moral sexual e sobriedade nas ações cotidianas e se diferencia da ideia de virtude judaico-cristã porque não é uma aspiração).

O Taoismo filosófico concebe um princípio absoluto: O TAO, imanente e concentrado, de cuja emanação surgiu o que existe. Da manifestação do Tao surgiu o UM; O UM ao nascer trouxe consigo o seu oposto : O DOIS ( O Yin e o Yang - par de opostos complementares); que ao interagirem continuamente criaram o TRÊS (Céu, Terra e Homem); e os três produziram as Dez Mil Coisas (número que para os chineses representa a totalidade).

O Taoismo religioso (que assemelha-se em alguns aspectos ao Budismo) surgiu no primeiro século sob a liderança de Chang Tao-Lin, um líder religioso popular que curava os doentes e que fundou um grande número de mosteiros, conventos e templos. Nos quatro primeiros séculos seguintes, Chien-Chih destaca-se entre os que lhe sucederam pelo fato de ter instituído elaboradas cerimônias e dado nomes às diversas entidades.

O Taoismo caracterizou-se por um grande número de seitas e sociedades. Desde um breve período de apoio estatal durante a Dinastia T'ang (618-907), tem sido a religião dos semi-alfabetizados.
Aquele que é considerado por muitos o  fundador do taoismo, nasceu, conforme normalmente se aceita em 604 a.C. , na Província de Honan, China, mas não se sabe ao certo se ele realmente existiu.

Seu nome significa "Velho Mestre". Segundo a tradição chinesa, Lao Tse nasceu com o nome de Li Erh, viveu como recluso e tornou-se arquivista da corte Chou. Consta que em 571 a. C. , ele encontrou Confúcio (Kung Fu Tse), a quem repreendeu pela vaidade e ambição. Quando se aposentou já em idade avançada, Lao Tse viajou para o ocidente e nunca mais se ouviu falar dele. Diz a lenda que ao sair de Honan montando um búfalo, o Guardião de Fronteira da Província pediu-lhe que escrevesse o que pensava sobre o TAO. Lao Tse criou então os 64 textos que formam o TAO TE KING ( Livro do Caminho e da Vida), e que tornou-se a base da filosofia taoista.

Além da figura controversa de Lao Tse , considera-se ainda como expoentes do Taoismo Filosófico, Chuang Tse e Lie Tse. Eles formam a tríade de sábios que imprime ao Taoismo uma estrutura homogênea de pensamento. Enquanto o Tao Te King é um livro eminentemente místico e até hermético para alguns, os escritos de Chuang Tse e Lie Tse remetem mais para a prática cotidiana; o primeiro com exemplos bem humorados e até jocosos e o segundo com exemplos do cultivo do Caminho pelo homem comum.
O taoismo não dispõe de um corpo doutrinário ou de um conjunto de  práticas estabelecidas mediante inspiração divina a um profeta ou eleito.

Ao contrário, pressupõe uma cosmovisão individual buscada no TAO. Primeiro Princípio do Universo entrevisto ou sentido e não racionalizado. Qualquer elemento existente- mineral, animal ou vegetal - é influenciado pelo Princípio absoluto do TAO que habita e opera em tudo e dele procede o destino de cada ser de acordo com seu Caminho próprio.

Em consequência, atua em qualquer elemento existente e a alma de cada coisa, em separado, expressa verdadeira participação do Princípio Universal. Só as almas que apreenderam o grande segredo da unidade, (uma vez que Tudo é UM) reitegram-se no absoluto consciente e captam o sentido do cosmo.
Viver de acordo com o TAO significa seguir "a natureza das coisas", (dando a cada qual o seu valor) e afastar-se de todas as artificialidades, sendo o mais simples possível para manter a simplicidade original da natureza humana.

O Taoismo moderno já se tronou altamente institucionalizado, caracterizando-se por numerosos deuses e seitas influenciadas pelas ideias budistas. O uso da mágica e da supertição, talvez oriunda do misticismo popular chinês e uma ênfase exagerada em bênçãos terrestres; como riqueza, vida longa, saúde, sabedoria e outras coisas ligadas a terra a caracterizam atualmente.

Porém, seus preceitos filosóficos são difundidos por todo mundo, inspirando livros e fazendo cada vez mais pessoas interessarem-se por essa forma tão simples e ao mesmo tempo tão complexa de se buscar a sabedoria.

Bibliografia:
- KIELCE, Anton. O Taoismo. Rio de Janeiro : Ediouro. (Coleção Oriente Secreto).
- A ESSÊNCIA do Taoismo. Rio de Janeiro : Ediouro. (Coleção Sabedoria e Pensamento).
- LAO TSE.  Tao Te King : o livro do sentido e da vida. São Paulo : Hemus.
- CHUANG-TSE : escritos básicos. São Paulo : Cultrix.
- OS MESTRES do Tao : Lao-tse, Chuang-tse, Lie-tse. São Paulo : Pensamento.
- WATTS, Allan. Tao o Curso do Rio. São Paulo : Pensamento

0 comentários:

Postar um comentário