Seguidores

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Rio de Janeiro Cidade-Lagoa ontem, hoje (e sempre?)


Eu cresci escutando música. Meu pai sempre foi um entusiasta nesse quesito, por vezes sob o protesto dos vizinhos (ele até hoje não consegue escutar nada em baixo tom). Graças a isso construi uma excelente cultura musical pelo que sou grato até hoje. Um dos cantores que eu mais gostava era um chamado Moreira da Silva, um verdadeiro cronista da vida urbana, mormente das décadas de 50 e 60. A canção que segue abaixo  foi lançado em 1959 por Moreira da Silva e impressiona pela atualidade e poderia ter sido criado nos dias de hoje. Sempre gostei do seu bom humor e infelizmente da sua atemporalidade, por que o tempo passa e nada muda.


Cidade lagoa
(Sebastião Fonseca e Cícero Nunes)
Essa cidade que ainda é maravilhosa
Tão cantada em verso e prosa
Deste o tempo da vovó
Tem um problema vitalício e renitente
Qualquer chuva causa enchente
Não precisa ser toró
Basta que chova mais ou menos meia hora
É batata, não demora
Enche tudo por aí
Toda cidade é uma enorme cachoeira
Que da praça da Bandeira
Vou de lancha a Catumbi
Que maravilha nossa linda Guanabara
Tudo enguiça, tudo para
Todo trânsito engarrafa
Quem tiver pressa seja velho ou seja moço
Entre n’água até o pescoço
E peça a Deus pra ser girafa
Por isso agora já comprei minha canoa
Pra remar nessa lagoa
Cada vez que a chuva cai
E se uma boa me pedir uma carona
Com prazer eu levo a dona
Na canoa do papai

Pesquisando por conta da tragédia das últimas chuvas eu encontrei em um site um texto interessante sobre a música e sua relação coma a Cidade Maravilhosa datado do ano de 2007 :

A canção [Cidade Lagoa] foi gravada, entre outros, pelo grande Moreira da Silva e, mais recentemente, por Monica Salmaso, em seu belíssimo álbum Iaiá.  Cidade Lagoa foi provavelmente composta na década de 50 ou início da década de 60 [foi em 1959].  Sebastião Fonseca, nascido em 1912, já fazia sucesso na década de 30, com  Carmen Miranda e Dircinha Batista; o seu apogeu veio na década de 40, quando suas composições foram gravadas por Nelson Gonçalves e por Francisco Alves.  Sebastião Fonseca também já fazia versos na década de 30.  Assim, fica evidente que as enchentes em nossa bela Cidade Lagoa são crônicas e resultam da total indiferença em relação às boas práticas de engenharia na área da infra-estrutura de drenagem de águas pluviais, como em tantas outras.

O bom humor expresso em Cidade Lagoa, patrimônio cultural intangível que notabilizou os cariocas, anda bastante esmaecido, não se mostrando capaz de superar os problemas vitalícios e renitentes, agora bem mais graves.


Abaixo segue um clipe com a música (infelizmente não está na voz do Morengueira, mas na da Mônica Salmaso) que vai ajudar a entender melhor do que estou falando, caso o leitor não seja do Rio de Janeiro ou esteve abduzido ao longo da última semana. 





Um comentário:

  1. Amigo Urso, saudações polar!!!!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Caraca, eu tinha me esquecido dessa música, bicho.
    Inclusive, a Mônica foi muito feliz ao regravar, hein.
    Agora, para o papai "entusiasta" é pouco!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Muito bom o post, Cabeça.
    Te amuuuuuuu!

    ResponderExcluir