Seguidores

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Renzo: Em Busca do Horizonte (Final)

Capítulo 07

O Final?

A mansão de Nicolletti fora da cidade era no estilo das grandes casas norte americanas: no centro de um terreno gramado com um grande chafariz circular na frente, muitas janelas e a entrada principal colocada entre colunatas no estilo grego. Algumas janelas estavam acesas naquela noite. Nada comparado quando o chefão dava suas fabulosas festas, mas de fora podia-se ver as grades e o portão sem guarita abrindo-se para a alameda que dava acesso à mansão.
Um alarme dispara em algum lugar fora da casa e os dois seguranças particulares de Nicolletti, os mesmos que espancaram Renzo, descem correndo a escadaria frontal da mansão. Ambos estão de cueca samba-canção e com roupões de seda abertos e desamarrados. Benneti, o louro, vai na frente colado à parede da escada, com uma pistola apontada para cima na mão direita e com o braço dobrado num ângulo de 90 º. O braço esquerdo está esticado com a palma da mão encostada na parede. A cabeça está virada para baixo, apontando para o início da escada. Logo atrás vem Aldo, o segurança negro, vestido igual a Benneti e segurando uma pistola apontada para cima com as duas mãos e de costas para a parede.
- Aqui está tudo limpo, Benneti, Mas parece que tem alguém na cozinha nos fundo da casa, acho que o barulho que ouvimos vem de lá.
- Vamos lá pegar o desgraçado!
Benneti avança no escuro por dentro da casa até a cozinha e tateia pela parede em busca do botão e finalmente encontra o que procurava ao mesmo tempo que Aldo entra pela porta dos fundos correndo. Benneti aciona o interruptor de luz ouve-se um pequeno clic e a mansão explode em chamas clareando a noite. Seguranças de outras partes do terreno correm em direção a casa que arde em chamas.
Renzo caminha pela plataforma de uma estação ferroviária com uma sacola à tiracolo. Veste uma calça Jeans, jaqueta e boné.
“Foi realmente uma pena o Nicolletti ter viajado sozinho com sua amante naquela noite. Se ele estivesse na mansão me pouparia de mais alguns cuidados. De qualquer forma ele vai ter que reconstruir seu palácio, com mais atenção para a tubulação de gás e terá que contratar uma nova dupla de gorilas para fazer o trabalho sujo. Enquanto estiver ocupado com essas coisas não vai se lembrar de mim. Ele é o menor dos seus problemas.”
Renzo acende um cigarro com as mãos em concha para proteger o fósforo do vento. Pessoas circulam pela plataforma sem lhe prestarem atenção. Pode-se ver no final da plataforma, as bilheterias e os bancos para as pessoas sentarem. algumas esperam sua vez de embarcar outras tem em suas mãos jornais que detalham com a carnificina de sempre as revelações bombásticas feitas pelo Delegado Guerra à Imprensa.
“Guerra conseguiu jogar muita sujeira no ventilador sem que respingasse muito nele mesmo e colocou a justiça atrás do Nicolletti. Bom. Não vou ter que ir atrás dele.”
Renzo afasta-se pela plataforma fumando seu cigarro.
“Quanto a mim... Terei que mudar de cidade. Nicolletti já tinha colocado minha cabeça à prêmio e não retirou. Nada mudou muito. A vida é assim mesmo... Não se pode ter tudo. Fiz o que achei que devia, somente isso. Tenho que desaparecer por uns tempos. O lado bom de se saber que nunca se alcançará o horizonte é a certeza de que ele sempre estará lá.”
FIM

Um comentário:

  1. "O lado bom de se saber que nunca se alcançará o horizonte é a certeza de que ele sempre estará lá.”
    Essa frase eu vou carregar comigo como se fosse um carregador de bateria para sempre me alimentar nas horas de desesperança, quando o desanimo se abate e vem uma vontade de desistir e não continuar prosseguindo. É uma frase bem ao estilo da Filosofia Taoista: Que motiva a continuar prosseguindo no Caminho em busca do Horizonte.

    ResponderExcluir