Seguidores

segunda-feira, 15 de março de 2010

Considerações Sobre a Vida e o TAO VI

SHIVA
A vida vira por linhas tortas.
Um mosaico emaranhado,
Interligado.
Todas as pontas soltas
Ilusoriamente
Não chegam a lugar algum.
Tudo o que vemos
E as ideias que temos
São pequenas
Ante a vastidão do Universo.
(Dimas de Fonte)


POSTIGO
No desespero da perdida
Imagem da sorte que me acompanha,
Tão só na despedida
Dessa depressão que me apanha

E no trajeto curvo da vida
Damos mais razão a quem se atira
Nos braços frios da incerteza movida
Pela precipitação do que nunca existira.

Pelas visões erradas que temos
E pensamos sê-las verdadeiras,
Busquemos
As sentinelas derradeiras.

Uma clara visão,
Um pensamento limpo e cristalino
De todas as realidades que são
Prementes até para um menino,

Mas o homem não vê
E se tanto, não crê
Que existe algo
Mesmo sob seus olhos.
(Dimas de Fonte)


ÍCARO
Quando voamos em sonho
Nossa visão se expande
E algo em nós sofre uma mudança.
Talvez o vento e a proximidade do céu
Acenda o mito do Deus Interior.
Se o voo é real ou não,
Se não é o físico que ergue-se
Das amarras da gravidade,
Tanto faz...
Um voo da mente, por vezes,
Traz mais esclarecimento
Que seu similar terrestre
Muito mais comum para nós.
Mas, essa experiência
Está bem perto,
Basta diluir-se na Imagem do Todo,
Fluir por ele alçando distâncias,
Sentindo a Natureza eufórica
No seu movimento incessante.
(Dimas de Fonte)


CONSCIÊNCIA
Olho para as pessoas
E não sei como elas são.
Oh! Deus!
Eu pergunto:
- Seus rostos dizem a verdade?
Ou não?

Olhe para a Terra,
Sinta a agonia,
Continue e não se intrometa
Nessa macabra sinfonia

O que eu quero dizer,
Será que alguém vai me escutar?

Olhe para as pessoas
Que sempre vão para algum lugar,
Vivendo seus próprios dramas
Tratando de suas próprias vidas
Sem parar a noite para ver o luar.

Quem admira a beleza de um jardim?
De uma abelha, uma flor?
Se importa com a simplicidade, enfim,
Quem acredita no Amor?
(Dimas de Fonte)


O VELHO E O CAJADO
Por tal estrada
E caminhos tortuosos
Tão vil nessa estada
Em palácios suntuosos

Minha túnica é rasgada,
Manchada pelo pó da estrada.
Com meu cajado nodoso
Avanço sem muito esforço
Com a barba a coçar-me o pescoço

Minhas sandálias gastas,
Na rugosidade do Caminho
Incertezas vastas

Para chegar
Onde devo ir,
Para pousar
E não mais
Ter que partir

Todo conhecimento
Na sabedoria do tempo
É como sedimento
Acumulando-se a cada momento.
(Dimas de Fonte)

Um comentário:

  1. De uma sensibilidade esse "Consciência", hein?
    Entendo perfeitamente... rs
    Bjks

    ResponderExcluir