“Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.”
“Com liberdade, livros, flores e Lua, quem não seria inteiramente feliz?”
“Nunca viajo sem o meu diário. É preciso ter sempre algo extraordinário para ler no comboio.”
“Um sonhador é aquele que só ao luar descobre o seu caminho e que, como punição, apercebe a aurora antes dos outros.”
“A música é o tipo de arte mais perfeita: nunca revela o seu último segredo.”
“As mulheres precisam ser amadas, não compeendidas.”
“A finalidade da arte é, simplesmente, criar um estudo da alma.”
“Um retrato pintado com a alma é um retrato, não do modelo mas do artista.”
“A arte, felizmente, ainda não soube encobrir a verdade.”
“A idéia que não é perigosa, não merece ser chamada de idéia.”
”Se soubéssemos quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal interpretadas, haveria muito mais silêncio neste mundo.”
“A vida é muito importante para ser levada a sério.”
“O amor deveria perdoar todos os pecados, menos um pecado contra o amor. O amor verdadeiro deveria ter perdão para todas as vidas, menos para as vidas sem amor.”
“Por detrás da Alegria e do Riso, pode haver uma natureza vulgar, dura e insensível. Mas, por detrás do Sofrimento, há sempre Sofrimento. Ao contrário do Prazer , a Dor não tem máscara.”
“Se você não consegue entender o meu silêncio de nada irá adiantar as palavras, pois é no silêncio das minhas palavras que estão todos os meus maiores sentimentos.”
“É a incerteza que nos fascina.
Tudo é maravilhoso entre brumas.”
“Todos nós estamos deitados na sarjeta, só que alguns estão olhando as estrelas…”
“O que havia em você que eu pudesse influenciar? Seu cérebro? Ele era subdesenvolvido. Sua imaginação? Ela estava morta. Seu coração? Ainda não tinha nascido…”
“Tudo é perigoso: se assim nao fosse, não valeria a pena viver.”
***
Oscar Wilde nasceu em 16 de outubro de 1854 em Dublin, Irlanda. Filho de William Robert Wilde, cirurgião-oculista que servia à rainha. Sua mãe, Jane Speranza Francesca Wilde, escrevia versos irlandeses patrióticos com o pseudônimo de Speranza.
Foi educado no Trinity College, Dublin e mais tarde em Oxford. Lá ele recebe a influência de Walter Pater e da doutrina da "arte pela arte". Em 1879, vai para Londres, para estabelecer-se como líder do "movimento estético". Em 1881 é publicada uma coletânea de seus poemas. Em 1882, sem dinheiro, aceita participar de um ano de viagens entre USA e Canadá. Essa viagem lhe rendeu fama e fortuna.
Em 1884, casa-se com a bela Constance Lloyd. Com a publicação de "Retrato de Dorian Gray", sua carreira literária deslancha. Oscar e Constance tinham 2 filhos: Cyril e Vyvyan. Mas uma noite, Robert Ross, um hóspede canadense jovem, seduziu Oscar e forçou-o, finalmente, a confrontar-se com seus sentimentos homossexuais que o perseguiam desde a época em que era estudante.
Anos depois Oscar foi preso com acusações de conduta homossexual e sentenciado a 2 anos de prisão com trabalhos forçados, sendo a última parte em Reading Gaol. As condições calamitosas da prisão causaram uma série de doenças e o levou às portas da morte. Foi declarada, ainda, sua falência.
Morreu como um homem arruinado em 30 de novembro de 1900.
0 comentários:
Postar um comentário