Seguidores

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Cientistas Encontram Sinais da "Partícula de Deus"

Cientistas do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern) disseram, na manhã desta terça-feira (13), que encontraram sinais que podem indicar a existência do bóson de Higgs, também conhecido como partícula de Deus. Os resultados das pesquisas, no entanto, não são conclusivos, acrescentaram.

Os estudiosos se reuniram para apresentar os avanços nas buscas pela partícula. Na reunião, dois grupos independentes de estudiosos apresentaram seus resultados - o Atlas e o CMS.


Gráfico mostra traços da colisão de partículas no CMS
Fabiola Gianotti, cientista no comando da equipe do Atlas no Grande Colisor de Hádrons (LHC, na silga em inglês), em Genebra, disse que o sinal estava centrado em cerca de 126 GeV (unidade de medida de energia que físicos usam para medir a massa das partículas), o que indica que o grupo conseguiu reduzir a janela de probabilidade onde a partícula deve estar.

Mas a pesquisadora adiantou que ainda é cedo para tirar conclusões. "São necessários mais dados e estudos, mas acho que os meses que virão serão apaixonantes", disse a porta-voz em um seminário científico na sede do Cern.

Já o especialista do CMS, Guido Tonelli, afirmou que sua equipe encontrou indícios do Higgs em uma região um pouco abaixo, mas muito próxima: entre 123 GeV e 124 GeV de massa.


Uma das instalações do Grande Colisor de Hádrons (LHC), megatúnel para colidir partículas
O bóson de Higgs é considerado pela teoria do Modelo Padrão um elemento fundamental no surgimento do universo. Diferente dos átomos, feitos de massa, as partículas de Higgs não teriam nenhum elemento em sua composição.

Elas são importantes porque dão respaldo a uma das mais aceitas teorias acerca do universo - a do Modelo Padrão, que explica como outras partículas obtiveram massa. Segundo essa tese, o universo foi resfriado após o Big Bang, quando uma força invisível, conhecida como Campo de Higgs, formou-se junto de partículas associadas, os Bósons de Higgs, transferindo massa para outras partículas fundamentais.


0 comentários:

Postar um comentário