Seguidores

domingo, 14 de agosto de 2011

Palavras Zen-Budistas

“Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo. Tudo o que somos é resultado do que pensamos”

“A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta.”

“Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima.”

“Feliz aqueles cujo conhecimento é livre de ilusões e superstições”

“Um falso amigo é mais temível que um animal selvagem;o animal pode ferir o seu corpo,mas um falso amigo irá ferir sua alma.”

“O segredo da saúde mental e corporal,está em não se lamentar pelo passado,não se preocupar com o futuro,nem se adiantar aos problemas,mas,viver sabia e seriamente o presente.”

“Tudo o que é passageiro é uma ilusão que vem nos incomodar.”

“Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o. (Buda)”

 “Os mestres podem abrir a porta, mas só você pode entrar.”

"O povo é o tesouro de seu país."

"A Vida não é uma pergunta a ser respondida. É um mistério a ser vivido."

"Jamais, em todo o mundo, o ódio acabou com o ódio; o que acaba com o ódio é o amor."

"A sabedoria já existe em estado latente dentro de nossa consciência."

"Um amigo falso e maldoso é mais temível que um animal selvagem; o animal pode ferir seu corpo, mas um falso amigo irá ferir sua alma."

"Viver apenas um dia e ouvir um bom ensinamento é melhor do que viver um século sem conhecer tal ensinamento."

"Tudo o que nasceu vai morrer, tudo o que foi reunido será espalhado, tudo o que foi acumulado terá fim, tudo o que foi construído será derrubado, e o que esteve nas alturas será rebaixado."

"Só há um tempo em que é fundamental despertar. Esse tempo é agora."

"O homem que busca a fama, a riqueza e casos amorosos é como uma criança que lambe o mel na lâmina de uma faca... É como um tolo que carrega uma tocha contra um vento forte, corre o risco de ter o rosto e as mãos queimados."

"Se o desejo, que se aloja na raiz de toda a paixão humana, puder ser removido, aí então, morrerá esta paixão e desaparecerá, consequentemente, todo o sofrimento humano."

"Praticar o bem, abster-se do mal e purificar seus pensamentos, são os mandamentos de todo iluminado."

"Nossa existência é transitória como as nuvens do outono. Observar o nascimento e a morte dos seres é como olhar os momentos da dança. A duração da vida é como o brilho de um relâmpago no céu, tal como uma torrente que se precipita montanha abaixo."

"Sua tarefa é descobrir seu trabalho e dedicar-se a ele de todo coração."

"Se fosse possível observar claramente o milagre de uma única flor, toda a nossa vida se transformaria."

“O Mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu lazer, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Ele dificilmente sabe distinguir um corpo do outro. Ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo que faz, deixando para os outros a decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo. Ele acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente.”
Texto budista

Não lamentem a ausência de segurança e tranquilidade na vida presente. Embora tenha ensinado dia e noite a meus discípulos, todos, criando a dúvida, abandonaram a fé. O que é costumeiro no tolo é esquecer nas horas cruciais o que prometera nas horas normais.
(Abertura dos Olhos-Parte II, END, vol. IV, pág. 209-210. Edição Revisada - Nitiren Daishonin)

0 comentários:

Postar um comentário