FEUDALISMO:
Você tem duas vacas. O seu senhor pega um pouco do leite, quer você queira ou não.
SOCIALISMO:
Você tem duas vacas. O governo as coloca em um estábulo com as vacas de todos os outros e faz com que você tome conta de todas. O governo lhe dá tanto leite quanto você precise.
SOCIALISMO BUROCRÁTICO:
Você tem duas vacas. O governo as coloca em um estábulo com as vacas de todos os outros. Quem toma conta delas são os ex-donos das galinhas e quem toma conta das galinhas, que ficaram sem dono, é você. O governo lhe dá tanto leite e ovos quanto o regulamento determinar que você precise.
FASCISMO:
Você tem duas vacas. O governo toma ambas e o contrata para tomar conta delas. O governo lhe vende todo o leite necessário.
COMUNISMO PURO:
Você tem duas vacas. Seus vizinhos ajudam a tomar conta delas e todos dividem o leite.
COMUNISMO RUSSO:
Você tem duas vacas e tem que tomar conta delas. O governo fica com todo o leite.
DITADURA:
Você tem duas vacas. O governo toma ambas e atira em você.
DEMOCRACIA DE CINGAPURA:
Você tem duas vacas. O governo multa você por manter dois animais ilegalmente dentro de um apartamento.
DEMOCRACIA PURA:
Você tem duas vacas. Seus vizinhos decidem o que fazer com o leite.
DEMOCRACIA REPRESENTATIVA:
Você tem duas vacas. Seus vizinhos escolhem alguém para dizer o que fazer com o leite.
DEMOCRACIA AMERICANA:
Você tem duas vacas. O governo promete que lhe dará mais duas vacas, se você votar nele. Após as eleições o presidente é impedido por especular no mercado de “vacas futuras” com auxílio de informações privilegiadas. O episódio fica conhecido como “vacagate”.
DEMOCRACIA BRITÂNICA:
Você tem duas vacas e as alimenta com ração de ovelhas. As vacas ficam loucas e o governo não faz nada.
BUROCRACIA:
Você tem duas vacas. No início o governo regulamenta como você deve alimentá-las e quando ordenhá-las. Depois ele passa a pagar para que você não as alimente ou ordenhe. Depois, o governo toma as duas vacas, mata uma delas, ordenha a outra e joga o leite fora. Finalmente, você deverá preencher formulários em cinco vias explicando o desaparecimento das vacas.
CAPITALISMO:
Você tem duas vacas. Você as vende e compra um touro.
CAPITALISMO DE HONG KONG:
Você tem duas vacas e vende três delas para uma empresa listada na Bolsa de Valores, usando as opções do seu cunhado na Bolsa de Mercadorias e Futuros. Depois, faz um swap de modo a ficar com quatro vacas, com dedução do imposto de renda. Os direitos de ordenha de seis vacas são transferidos, por meio de um intermediário panamenho, para a empresa fantasma do acionista majoritário, nas Ilhas Cayman, que revende os direitos de ordenha de sete vacas para a empresa, cujo relatório anual diz que os ativos incluem oito vacas, com opção para mais uma no próximo ano. Enquanto isso, alertado pelo Feng Suei, você mata as duas vacas.
TOTALITARISMO:
Você tem duas vacas. O governo toma ambas e nega que você existe. O leite passa a ser proibido.
DEOMOCRACIA JAPONESA:
Você tem duas vacas e dá o leite para a Yakuza, de modo que eles não façam perguntas estranhas sobre para quem você está fornecendo o leite.
DEOMOCRACIA BRASILEIRA:
Você tem duas vacas, mas deve aguardar uma votação no Congresso que decidirá qual o preço máximo que o leite deve ter no mercado livre. Enquanto isso, a concessionária de energia multa você em cem vacas, por falta de pagamento de energia elétrica e ligação fraudulenta. Você recorre e os peritos confirmam que todas as faturas foram pagas e nunca houve ligação fraudulenta. Você recebe as cem vacas de volta, mas, enquanto isso, as duas vacas morrem de fome, porque você teve que despedir funcionários e vender o feno e o leite para pagar as cem vacas da multa. Você vai a um programa de entrevistas e consegue apoio no Congresso, que decide arquivar o projeto.
0 comentários:
Postar um comentário