Seguidores

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Podemos Seguir Pelo Caminho Espiritual e Continuarmos com as Atividades da Vida Diária?

É um vulgar falso conceito no Ocidente achar que orientação espiritual significa o abandono de tudo que a gente fazia anteriormente.
A inverdade disto é brilhantemente ilustrada pela vida de Lahiri Mahasaya, um grande sábio da índia do século XIX. Ele trabalhou grande parte de sua vida como ferroviário, mesmo depois de ter atingido total iluminação e união com o Ego. Passava as noites em profunda meditação, harmonizando-se com a Consciência Cósmica, enquanto passava as horas do dia, sem lamúrias, num pequeno escritório de estrada-de-ferro, realizando suas atividades interiores e as do mundo exterior.
A mensagem do Oriente, a que se deveria dar atenção no Ocidente, é esta: quando estás espiritualmente orientado/libertado, podes continuar fazendo parte do fluxo dos acontecimentos, vivendo o dia-a-dia, mas serás menos afetado pelas marés da emoção que estão necessariamente vinculadas à maioria das ações humanas.
No estado egocêntrico, a tensão e a ansiedade resultam em mal-estar e angústia. Para mitigar esta angústia, vamos buscar alívio nas distrações. As distrações dão alívio temporário, mas de nada servem para livrar-nos do mal-estar que retoma sempre que outra situação nos angustia. Vagando nesse oceano de experiências com as suas ondas de atividades egocêntricas, experimentamos repetidos períodos de sofrimento, seguidos de períodos de alívio temporário.
O Caminho Espiritual é um modo de prolongar a paz de espírito através da libertação das emoções que produzem tensão. As pessoas espiritualmente orientadas não se rendem aos sentimentos de ansiedade ou desespero, sabendo que se trata de estados de espírito negativos, egocêntricos, que consomem energia e desviam a nossa atenção na busca da paz de espírito.
O que podemos aprender dos sábios do Oriente pode auxiliar-nos a escapar da desordem dos constrangimentos mentais, permitindo-nos refletir sobre as razões do nosso sofrimento.
Há várias abordagens, filosofias e religiões no Oriente, mas a iluminação e a libertação constituem as metas do caminho espiritual. Todos os caminhos verdadeiros são o Caminho e levam, quem os procura, ao mesmo estado de espírito e à Pura Luz Radiosa da Consciência Universal.

(A Sabedoria do Oriente, Ellen Kei Hua, Ediouro, 1982)

0 comentários:

Postar um comentário