Seguidores

domingo, 22 de dezembro de 2019

História do lanche XV: O "Petit Gâteau"


O nome “Petit Gâteau” significa “pequeno bolo” (na França é conhecida como “fondant au chocolat”). A denominação “petit gâteau" é possivelmente uma invenção norte-americana.

Sua composição lembra a origem francesa das populares “tartes au chocolat” e principalmente o “fondant”. Em inglês, seu nome é “warm, soft chocolate cake”. Tem que ter uma casquinha crocante e o recheio com consistência de calda.

A história do petit gâteau é controversa. Alguns defendem que ele foi criado na Itália, mas as duas versões mais conhecidas que explicam o surgimento do petit gâteau, são americana e francesa.

Segundos os americanos, um chef de cozinha aprendiz aqueceu demais o forno, permitindo que o “bolinho” não assasse completamente. Quando se deu conta, a casca estava crocante, mas a massa interna ainda crua. Os clientes adoraram.

Já os franceses afirmam que a invenção pertence ao chef francês radicado em Nova York, Jean-Georges Vongerichten, que errou na quantidade de farinha e obteve o famoso bolinho para alegria dos presentes no restaurante.

O chef americano David Lebovitz, entretanto, afirma que conhece ao menos três chefs renomados que reivindicam a autoria do bolinho, e cita também o vencedor de um concurso de culinária nos EUA, em 1966, que teria conquistado os jurados com uma sobremesa chamada túnel de fudge cremoso.

O Brasil apenas teve oportunidade de conhecer a receita através de dois grandes chef’s franceses: Erick Jacquin e Michel Brás, pioneiros na produção destes bolinhos em alguns restaurantes em São Paulo na década de 1990.

Apesar das suas versões, podemos concluir que esta sobremesa surgiu a partir de um erro, tornando-se um dos erros mais saborosos que o mundo conheceu. Talvez este seja o motivo que levou outros chefs a aperfeiçoarem a receita, incorporando outros elementos que deixassem o petit gâteau ainda mais perfeito.

Normalmente, é servido com uma bola de sorvete de creme ou baunilha, cobertura de chocolate e raspas de chocolate branco ou preto e lascas de amêndoas. As variações são sempre muito bem-vindas.

Fontes:

Um comentário:

  1. Olá, Dimas. Mencionamos você em um dos posts do nosso site, pois tens excelentes textos! Confira no endereço: https://www.traca.com.br/site/pg.diario.php
    Um bom final de semana!

    ResponderExcluir