Seguidores

domingo, 21 de setembro de 2014

"Quem muito quer, tudo perde."

Ganhar Pouco, Perder muito.
Ao entardecer um camponês retornava para sua casa às pressas por uma trilha na montanha, levando uma grande vaca.
O animal era evidentemente um bem precioso para ele porque toda hora ele olhava para trás para ver como a vaca avançava e a tratava com terna consideração.
Não demorou muito e dois sujeitos suspeitos apareceram.
Um sussurrou para o outro: "Está vendo essa vaca? Aposto que consigo roubar dele agora mesmo".
Seu companheiro sacudiu a cabeça, duvidando.
Você é um bom batedor de carteiras, eu até concordo, mas conseguir roubar uma vaca tão grande em plena luz do dia!”
“Pois olhe só! Vou mostrar como sou bom."
O ladrão andou mais depressa, ultrapassou o camponês com sua vaca e desapareceu atrás de um pequeno altar numa curva do caminho.
Quando o camponês passou perto do altar notou alguma coisa caída no chão. Abaixou-se para pegar e viu que era um sapato de couro novinho. "Que achado!" disse para si mesmo. "Pena que seja só um pé. Não adianta nada sem o par” Jogou fora o sapato e seguiu seu caminho.
Logo viu outra coisa caída no caminho e abaixou para pegá-la. Claro que era o outro pé do sapato. Se tivesse guardado o primeiro, teria agora um belo par de sapatos. Já estava meio escuro. “ninguém passa aqui à esta hora”, pensou ele. O sapato deve estar lá ainda”. Animado com a ideia, ele amarrou a vaca numa árvore e voltou correndo para pegar o sapato que jogara fora. Lá estava ele, no mesmo lugar "Hoje é meu dia de sorte” exultou. "Imagine só, arrumar um bom par de sapatos em troca de nada!"
Voltou cheio de alegria, mas descobriu que a vaca, sua posse mais preciosa, havia desaparecido Muita gente é assim: distrai-se a tal ponto pelo desejo de ganho imediato que acaba perdendo o que importa.
(Kentetsu Takamori – Um Caminho de Flores: 75 Histórias para mudar sua vida)

0 comentários:

Postar um comentário