Seguidores

terça-feira, 20 de setembro de 2011

O Poder do Agora

Ser incapaz de parar de pensar é uma aflição terrível. O ruído mental incessante nos impede de encontrar a área da serenidade interior, que é inseparável do Ser.

A iluminação é o fim não só do sofrimento e dos conflitos internos e externos dos pensamentos, mas também da aterrorizante escravidão do pensamento. Esta tela se situa entre você e o seu eu interior, entre você e o próximo, entre você e a natureza, entre você e Deus.
Ao penetrarmos mais profundamente nessa área de “mente vazia”, como ela às vezes é chamada no Oriente, começamos a perceber o estado de pura consciência. Nesse estado, sentimos nossa própria presença (estado generoso), ele nos transporta para um ponto que julgamos ser o nosso “eu interior”. Nossa mente é um instrumento, uma ferramenta.
O ego está sempre preocupado em manter vivo o passado, projetando o futuro pensa que assegura nossa sobrevivência. O pensamento é um aspecto da consciência. O estado da mente vazia é a consciência sem o pensamento.
A mente inclui nossas emoções, reações mentais e emocionais inconscientes.
Um pensamento agressivo vai acumulando energia em nosso corpo e transforma-se em raiva. A raiva faz com que o corpo se contraia.
Temos que analisar nossos padrões de pensamento, observando nossas emoções. Sinta o seu corpo lá no fundo. Só assim você entra em contato com as suas emoções. A verdade estará na emoção e não no pensamento. Mesmo que você ainda não seja capaz de trazer a sua atividade mental inconsciente para um estado de consciência sob a forma de pensamento, ela estará sempre refletida no seu corpo como uma emoção, e isso você pode passar a perceber.
Você será o observador, a presença que observa. A emoção é um padrão de pensamento amplificado e energizado, que quer assumir o controle. Quanto mais a mente tenta se livrar do sofrimento, mais ele aumenta. A mente nunca pode achar a solução, nem pode permitir que encontremos a solução, porque é ela a parte intrínseca do “problema”.
Muitos seres humanos ainda estão identificados com a mente e são governados por ela.
O amor, a alegria e a paz não conseguem florescer, a menos que tenhamos nos livrado do domínio da mente. Amor, alegria e paz são estados profundos do Ser e são aspectos de ligação interior com o Ser. Quando estes sentimentos vêm do exterior você percebe que eles são momentâneos.
Anseios, desejos, apegos e aversões, nascem da busca da mente por satisfação nas coisas externas e no futuro, como substitutos da alegria do Ser. Enquanto estivermos inconscientes espiritualmente, o sofrimento emocional (que são o ressentimento, o ódio, a autopiedade, a culpa, a raiva, a depressão, o ciúme e até mesmo uma leve irritação) que é uma causa principal do sofrimento físico e da doença.
O sofrimento é sempre uma forma de “não-aceitação”, uma forma de resistência inconsciente ao que é. No nível do pensamento, a resistência é uma forma de julgamento; no nível emocional é uma forma de negatividade. Ao longo do tempo acumulamos resíduos de sofrimento passado na infância (pela falta de compreensão) e criamos um campo de energia negativa. Passamos a ser vítimas ou perpetradores. Uma identidade-vítima acredita que o passado é mais poderoso do que o presente, o que não é verdade.
Se na maior parte de nossa vida tivermos vivido identificados com o sofrimento emocional significa que construímos um eu interior infeliz, resistente ao apego, ao sofrimento, a compulsão de falar e pensar a esse respeito.
Compulsão inconsciente é o desejo de destruir os outros através do julgamento e uma necessidade de competir e dominar. A doença mental conhecida como paranóia, é apenas uma forma ligeiramente mais aguda desse estado normal, embora disfuncional, da consciência.
O desconforto, a ansiedade, a tensão, o estresse, a preocupação, o medo, o desespero, a inveja, a violência, são causadas por excesso de futuro e pouca presença. A culpa, o arrependimento, o ressentimento, a injustiça, a tristeza, a amargura, todas as formas de incapacidade de perdão são causadas por excesso do passado e pouca presença.
O medo tem várias causas : perder, falhar, querer ter sempre razão, jogos do poder, poder sobre os outros (é fraqueza), carência intensa. Queremos compensar estes medos com coisas externas, propriedades, status, educação, poder. Nada disto é você.
Despoje-se de tudo o que não é você. Esteja onde você está. Olhe em volta, não interprete, apenas olhe. Veja as luzes, a forma, as cores, a textura, esteja consciente da presença silenciosa de cada objeto. Não julgue, apenas observe o ritmo de sua respiração. Sinta o ar fluindo para dentro e para fora. Sinta a energia vital dentro de seu corpo. Permita que as coisas aconteçam. Deixe que todas as coisas sejam.
Mova-se profundamente para dentro do Agora. E algo infinitamente mais poderoso passa a dominar. Ao agirmos com consciência do momento presente, tudo o que fizermos virá com o sentido de qualidade, cuidado e amor, mesmo com a mais simples ação, enfim teremos serenidade, paz. Quando cada célula do nosso corpo está tão presente que vibra com a vida, e quando conseguimos sentir essa vida a cada momento como a alegria do Ser, podemos dizer que estamos livres do tempo.
O melhor indicador do nível de consciência é a maneira como você lida com os desafios. Quando tudo está correndo tranquilamente é que devemos exercitar a consciência, pois ela gerará um campo energético de alta frequência vibracional. Monitore o seu estado mental e emocional através de uma auto-observação. Que tipo de pensamentos a sua mente está produzindo, o que você sente, existe alguma tensão?; tal algum ressentimento?; está satisfeito com suas atividades? tem medo? está estressado?
Você pode parar com essa insanidade que corrói a saúde e a vida aceitando simplesmente o momento presente. Perceba a sua respiração (entrando e saindo), sinta o seu campo interno de energia. A gratidão pelo momento presente e pela plenitude da vida atual é a verdadeira prosperidade.
Quando ficamos mais conscientes de presente, podemos ter um insight sobre o porquê de determinados condicionamentos. Podemos perceber, por exemplo, se seguimos algum padrão nos nossos relacionamentos e podemos ver mais claramente coisas que acontecem no passado. Essencial é a nossa presença consciente, ela é o agente transformador.
Compreender a presença é estar presente. Só com a mente serena é que podemos ouvir o som de um riacho, ou o som de um passarinho.Quanto mais respeitamos e aceitamos o Agora, mais nos libertamos da dor, do sofrimento e da mente. Permitir o momento Agora trará um estado de liberdade interior, o estado da verdadeira paz interior.
Ao observarmos o “sofrimento”, sentimos seu campo energético dentro de nós e desfazemos nossa identificação com ele, surge uma nova dimensão da consciência (presença). Aqui está nossa profunda força interior. Acabamos de acessar o poder do Agora. Vigie o seu espaço interior. Estando alerta e presente, capaz de observar o sofrimento e sentir a energia que emana dele, o sofrimento não terá força para controlar o seu pensamento.
Padrões de resistência geram as polaridades negativas e positivas. Perdoar o presente é até mais importante do que perdoar o passado. Se perdoarmos a cada momento, estaremos evitando acúmulos de ressentimentos.

“Aceite o que quer que venha para você nas tramas do destino, pois o que se ajustaria mais adequadamente às suas necessidades?”. (Marco Aurélio)

Aprender a não oferecer qualquer resistência ao que é; aprender que o momento presente aconteça e a aceitar a natureza impermanente de todas as coisas e circunstâncias. Assim se encontra a paz. Perdoe a si mesmo por não estar em paz. Esse é o milagre da entrega.
Manter-se em um estado de alerta consciente destrói a alegação entre o sofrimento e o mecanismo do pensamento, e aciona o processo de transformação. Dar atenção à emoção significa, observa-la, senti-la completamente, conhece-la e aceita-la do jeito que é. Esta é a chave para a transformação.
Quando se fala em perdão a nós mesmos, ao passado, a algo que recusamos em aceitar, temos que abrir mão de nossos ressentimentos e deixar que eles se desprendam de nós. Perdoando, você volta às origens à Fonte. Com o perdão, acontece o milagre do despertar da consciência do Ser.
No momento em que captamos a essência, ocorre uma mudança na consciência, que passa a desviar o foco da mente para o Ser, do tempo para a presença.
Quando estiver inteiramente presente e as pessoas à sua volta tiverem um comportamento inconsciente, você não vai sentir necessidade de reagir. Isso quebra o ciclo cármico de ação e reação.Resumo do processo : concentre a atenção no sentimento dentro de você.
Reconheça que é o sofrimento; que ele esteja ali;
Não pense a respeito;
Não permita que o sentimento se transforme em pensamento;
Não julgue nem analise;
Não identifique com o sentimento;
Esteja presente e observe o que está acontecendo dentro de você; Perceba não só o sofrimento emocional, mas a presença de “alguém que observa, o observador silencioso.
Este é o poder do Agora, o poder da sua própria presença consciente.
Veja, então, o que acontece. É uma poderosa ferramenta de transformação.

0 comentários:

Postar um comentário