Seguidores

sábado, 27 de novembro de 2010

A Ciência se Aproximando da Magia I

Por Shmuel Lemle
Einstein disse:

"A natureza nos mostra apenas a cauda do leão. Mas não tenho dúvidas de que o leão pertence a ela, embora não possa se revelar de uma vez só, devido a seu enorme tamanho".

A cauda do leão, segundo Einstein, é o universo que percebemos. E o leão é a teoria unificada que os cientistas procuram com o intuito de explicar tudo. A ciência moderna chegou a apresentar a teoria das supercordas.

Segundo esta teoria, o universo é formado por cordas minúsculas que vibram. Como as cordas de um instrumento, como um violino, onde diferentes vibrações produzem diferentes notas e sons, no caso das supercordas surgem diferentes vibrações que produzem diferentes partículas como quarks, elétrons, prótons e neutrinos.

É interessante notar que, segundo a teoria científica, o universo é composto por dez dimensões, exatamente como afirmava o antigo livro de Cabala, o "Livro da criação":

"Dez sefirot (dimensões) do nada: sua medida é dez que não tem fim. Dez sefirot do nada: dez e não nove, dez e não onze".
Retirado da coluna "Cabala" da revista Diversão do Jornal Extra (sim, jornal Extra também é cultura!)


Para saber o que é sefirot:


Sephiroth (cujo singular é Sephira) são as dez emanações de Ain Soph na cabala. Segundo a cabala, Ain Soph é um princípio que permanece não manifestado e é incompreensível à inteligência humana. Deste princípio emanam os Sephiroth em sucessão. Esta sucessão de emanações forma a árvore da vida.

Os Sephiroth emanados são, na sequência:



Há ainda um décimo primeiro Sephira, chamado Daath, que representa o abismo, o caos, e normalmente não é representado na árvore da vida, sendo um considerado um portal para as qliphoth, as sephiroth adversas.

Na árvore da vida os Sephiroth estão alinhados em três pilares conectados entre si por meio de vinte e duas ligações. Também se dispõem em três camadas triangulares e sucessivas, cada uma delas associada a um mundo (Atziluth, o Mundo das Emanações; Beriah, o Mundo das Criações; e Yetzirah, o Mundo das Formações), mais Malkuth na base (correspondendo a Asiyah, o Mundo das Ações).
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Sephira"

0 comentários:

Postar um comentário