Seguidores

domingo, 27 de abril de 2014

O Conhecimento e a Sabedoria

"(...) aprendi quando a razão morria e a Sabedoria nascia; antes dessa liberação, eu só tinha o conhecimento.

Existem dois poderes aliados no homem: o conhecimento e a sabedoria.

O conhecimento é uma verdade parcial, vista em um meio distorcido conforme a mente chega à busca; a sabedoria e o que o olho da visão divina vê no espírito.

Quando falo, a razão fala: "Isto sou eu quem fala"; mas Deus tira as palavras de minha boca, e os lábios dizem algo que faz com que a razão trema.

Se a humanidade pudesse ver em um piscar de inteligência transitória quais alegrias infinitas, quais forças perfeitas, quais conquistas luminosas de conhecimento espontâneo, quais amplas calmas de nosso ser esperam por nós, utilizando os traços que nossa evolução animal ainda não conquistou, ela os deixaria e nunca descansaria até conquistar esses tesouros.

Mas o caminho é estreito, as portas são difíceis de se abrir, e o medo desconfiança e o ceticismo existem, são sentinelas da Natureza, proíbem o retorno de nossos pés de seus pastos comuns.

O que a alma vê e já experimentou, ela conhece; o restante é aparência, preconceito e opinião.

Provaram-me com motivos convincentes que Deus não existe e eu acreditei.

Depois, eu vi Deus, pois Ele veio e me abraço agora, em quem devo acreditar?

No raciocínio dos outros ou n minha própria experiência?

Alucinação é um termo da Ciência para aquelas visões irregulares que temos de verdades que são ocultas de nós em razão da nossa preocupação com a matéria...

Aquilo que os homens chamam de alucinação é o reflexo, na mente e nos sentidos, daquela outra realidade, que está além de nossas percepções mil e sensoriais autolimitadas.

A lógica é uma busca conceitualmente limitada da verdade, assim como a auto-retidão é a imitação ignorante da virtude, pois não enxerga seus próprios mal entendidos e o outro não vislumbrai seu auto-julgamento arrogante.

O Sinal da sabedoria nascente é sentir que eu sei pouco ou nada e, mesmo assim, se pudesse ser aberto à minha Sabedoria, já saberia que possuo tudo.

O conhecimento é uma criança cega pelas suas conquistas, ela vaga pelas tuas gritando; a Sabedoria esconde o poder de seu esclarecimento em um silêncio inteligente e poderoso.

A espiritualidade e a filosofia buscam resgatar o homem de seu ego; então, o reino interior do céu será refletido espontaneamente em uma cidade divina externa."

(Sri Aurobindo)


In Kundalini: O Livro da Vida e da Morte. Jytte Kumar Larsen e Ravindra Kumar, Ed. Madras, 2008.

0 comentários:

Postar um comentário