Seguidores

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

"Na casa de meu Pai há muitas moradas (...)"

João 14:2


Por Sri Ramakrishna

Deus fez diferentes religiões para satisfazer diferentes aspirações, épocas e países. Todas as doutrinas são apenas outros tantos caminhos; mas um caminho não é, de modo algum, o próprio Deus.
Na verdade, podemos chegar a Deus seguindo quaisquer dos caminhos com sincera devoção.
Não importa a maneira de comer um bolo com glacê: ele sempre terá sabor doce.
Assim como a água, única e mesma substância em todo o mundo, recebe diferentes nomes dos diferentes povos – água, water, eau, aqua, pani – também o Eterno, a Imperecível Bem-Aventurança, é invocado por diferentes nomes: alguns o chamam de Deus, outros de Alá, alguns o chamam de Javé, outros de Brahman.
Assim como podemos subir ao teto de uma casa usando uma escada, um bambu ou uma corda, diversos são também os caminhos e os meios para chegarmos até Deus, e cada religião do mundo mostra um desses caminhos.
Inclinar-se e adorar, quando outros se ajoelham – onde muitos prestam o tributo da adoração o Senhor Se manifestará, pois Ele é misericórdia.
O Salvador é o mensageiro de Deus. Ele é como o vice-rei de um poderoso monarca.
Quando há distúrbios em uma província distante, o rei manda seu vice-rei subjulgá-los; sempre que há um declínio da religião em alguma parte do mundo, para ali Deus envia seu Salvador.
É um único e mesmo Salvador que, tendo mergulhado no oceano da vida, ergue-se em um lugar e é conhecido como Krishna e, mergulhando novamente, ergue-se em outro lugar e é conhecido como Cristo.
Cada um deve seguir a sua religião.
O cristão deve seguir o cristianismo, o muçulmano deve seguir o islamismo e assim por diante.
Para os hindus o antigo caminho, o caminho dos sábios arianos, é o melhor.
As pessoas dividem suas terras por meio de fronteiras, mas ninguém poderá dividir o céu que está acima de nossa cabeça.
O céu indivisível cerca tudo e tudo inclui.
Na sua ignorância as pessoas dizem: “Minha religião é a única verdadeira, minha religião é a melhor”.
Mas o coração, quando iluminado pelo verdadeiro conhecimento, sabe que acima de todas essas guerras de seitas e sectarismos preside a indivísivel, eterna e onisciente bem-aventurança.
A mãe, cuidando dos filhos doentes, dá arroz e curry para um, araruta para outro e pão com manteiga para o terceiro; também o Senhor oferece diferentes caminhos para pessoas diferentes, cada um apropriado a cada natureza.
mais são do que os vários aspectos do Brahman Absoluto”.

Retirado e adaptado de: 

0 comentários:

Postar um comentário