Seguidores

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Seis Conselhos Para Você se Tornar uma Pessoa Simpática

Mostrar simpatia e ser admirado pelos demais é bem mais fácil do que cremos. Estes conselhos podem ser aplicados praticamente em qualquer momento de uma conversa, mesmo que difícil ou incômoda, fazendo com que quase qualquer pessoa se sinta confortável ao falar contigo. Utilizá-los frivolamente poderia ser uma forma de manipulação franca e desagradável, mas estão aí para tirar-nos do aperto e fazer fluir a conversa em todos esses momentos chatos que nos obrigam a sair da zona de conforto.

Anime a pessoa a falar de si mesma.
Isto ativa as zonas de recompensa do cérebro e faz com que a pessoa sinta tanto prazer como quando come ou ganha dinheiro. Diana Tamir, neurocientista de Harvard, conduziu alguns experimentos neste tema e descobriu que as pessoas estão dispostas inclusive a dispor de dinheiro para falar de si mesmas.

Para oferecer retroalimentação, faça perguntas.
Faça perguntas de forma a guiar às pessoas aos erros  de seu processo de pensamento, permitindo com que cheguem a uma solução por si mesmas. Nesse caso, o mais seguro é que não vão se sentir ameaçados e continuarão conversando. Quanto mais consiga ajudar às pessoas a encontrar e razoar seu próprio entendimento, mais fácil será ajudá-los a ser efetivos e a sentir-se bem consigo mesmos. Do contrário, se tentar impor seu argumento, dificilmente será aceito mesmo que tenha todas as razões do mundo.

Peça conselhos.
O professor de Stanford, Jeffrey Pfeffer, e o especialista em persuasão, Robert Cialdini, recomendam pedir conselhos como uma maneira poderosa de influenciar outras pessoas a se tornarem mais próximas. Novas pesquisas  sugerem que pedir conselhos é uma estratégia surpreendentemente efetiva para exercer influência quando não temos autoridade. A pessoa à qual pedimos um conselho se sente importante e ao mesmo tempo gera humildade ante o interlocutor; desta maneira a confiança cresce rapidamente, mesmo que o conselho não sirva de nada e que não esteja de acordo com aquilo que você pensa.

A técnica das duas perguntas.
Faça uma pergunta sobre algo positivo em sua vida, e após obter a resposta, pergunte como se sente com a vida em geral. Isso soa bastante bobo, mas o método está baseado em pesquisas do psicólogo Daniel Kahneman, ganhador do Prêmio Nobel. Uma resposta positiva à primeira pergunta levará o interlocutor a se sentir mais positivos a respeito de sua vida em geral quando fizer a segunda pergunta.

Repita as últimas três palavras.
Escutar ativamente tem um poder incrível. A maneira mais rápida e fácil de fazer isto é, simplesmente, repetir as últimas três palavras  do seu interlocutor em um tom empático e interrogativo como se estivesse prestando bem atenção. Isso "passa a bola" da conversa ao campo de seu colega. Demonstra que está interessado e envolvido e permite regressar a contar sua história e a expor seu argumento mesmo que seja contrário. É incrivelmente efetivo.
- "Incrivelmente efetivo mesmo?"
- "Sim, é."
- "É mesmo? Poxa que bacana!"

Fofoque, mas positivamente.
Estudos demonstram que aquilo que falamos sobre os demais colore a maneira na qual as pessoas nos veem. Faça um elogio sobre alguém e seguramente darás uma imagem positiva. Queixe-se e quase com certeza será associado com aquelas características negativas que tanto odeia. Existe até um ditado popular que ilustra muito bem isso: - "Quando Maria fala de João, sei mais de Maria do que de João". Ou seja, quando fala sobre outra pessoa, vai acabar inconscientemente associado às críticas e/ou aos elogios que está descrevendo, e isto leva finalmente a que essas características sejam transferidas para você.
Fonte: Barking Up The Wrong Tree.


0 comentários:

Postar um comentário