Seguidores

domingo, 13 de setembro de 2009

MIDAS

Terminei de ler esse livro a pouco tempo e recomendo enfaticamente. É leve, digestivo e muito pop, mas trás reflexões interessantes sobre coisas que não deveríamos esquecer.

MIDAS
"Tome cuidado com o que deseja" é a moral da história do rei Midas. Sua grande ambição nos previne dos problemas que podem resultar quando agimos por impulso, levados por alguma motivação cega. Quando ignoramos as possíveis conseqüências de nossas ações, a tragédia se abaterá.
Como em muitos mitos, o personagem central é alguém que de fato existiu. Ele era um dos vários reis com o mesmo nome na cidade de Frígia, na Anatólia (atual Turquia), no século VIII a.C. Sabemos pouco sobre ele; entretanto, o mito que se desenvolveu é rico em narrativa e detalhe.
No mito, Midas fez um favor para o deus grego Dioniso e a divindade, como prova de gratidão, lhe concedeu um desejo. Em sua avareza, ele pediu a Dioniso que transformasse em ouro tudo o que ele, o rei, tocasse. Não demorou muito para perceber que esse "toque de Midas" era uma maldição. Ele descobriu ser incapaz de comer ou beber e, quando sua filha tentou confortá-lo, também ela se transformou em ouro. Finalmente ele pediu que o dom fosse retirado. Aprendeu como desfazer o dano que causou e arrependeu-se de sua estupidez.
Depois disso, Midas ficou mais generoso e gentil e foi recompensado com uma extensão de sua província, eventualmente capturando os domínios do rei Górdio (conhecido pelo nó górdio).4 Em virtude da fama de ambos esses homens, os reis da Frígia foram alternadamente chamados de Midas e Górdio, levando à crença errônea de que o famoso Górdio era filho do também famoso Midas.
Apesar de Midas ter se tornado mais generoso e gentil, ele não ficou mais esperto. Cometeu ainda um outro erro grave. Midas foi pressionado e acabou concordando em servir como juiz no famoso concurso musical entre o deus Apoio e o sátiro Mársias.
Esse sátiro havia encontrado uma flauta encantada e, com ela, se tornou um extraordinário músico. Com o tempo, Mársias começou a achar que sua habilidade musical se igualava à dos deuses e desafiou Apoio a um concurso.
No concurso, a flauta mágica e seu dono não conseguiram atingir o mesmo desempenho de Apoio com sua lira. Mas Midas, um dos juizes, votou, em dissonante minoria, a favor de Mársias.
Apoio ficou furioso. Primeiro ele puniu Mársias com uma morte doloro¬sa. Depois castigou Midas, dando a ele orelhas de burro - para representar seus ouvidos sofríveis como juiz no concurso. Midas escondeu essa deformidade de todos, mas seu barbeiro sabia disso. O barbeiro, sentindo-se incapaz de manter o segredo, cavou um buraco e sussurrou o segredo no chão. Acontece que um bambu estava brotando justamente no buraco e passou o segredo para outros bambus. Logo todo o reino de Midas sabia a verdade e Midas mandou executar o barbeiro. Então, desonrado e envergonhado, cometeu suicídio.
Midas é uma lição por dois motivos. Primeiro, desejar sem pensar é uma estupidez. Segundo, desafiar a vaidade dos deuses é mais estúpido ainda.
A riqueza da lenda do rei Midas reflete-se na grande quantidade de lições específi¬cas que podem ser aprendidas, talvez mais do que em qualquer outro mito grego:
•        Cuidado com o que você deseja.
•        Pedidos literais podem ser tomados literalmente.
•     Itens de valor têm utilidade limitada: ser útil para um propósito não significa ser útil para qualquer propósito.
•        Os deuses sempre ganham.
•      Um rei não tem um bom julgamento musical: a habilidade em uma profissão significa pouca habilidade em outra área.
•        Uma resposta sincera nem sempre é a correta.
•        Nunca questione (ou duvide de) um deus.
•        Não confie em confidentes, nem mesmo nas plantas.
•        Qualquer segredo eventualmente vazará.

Retirado de: “As Pessoas mais Importantes do Mundo que Nunca Viveram” Autores: Allan Lazar, Dan Karlan e Jeremy Salter - Ed. Campus.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Minha filosofia nesse blog é colocar apenas coisas que eu acho relevantes. Nesse mundo de twiters em que todos querem que todos saibam o que estão fazendo agora, eu não quero que vocês meus dois leitores (se tanto) saibam o que eu estou fazendo agora, tampouco vou usar esse espaço como diário como já é costume. (e como disse certa vez uma amiga, vá diametralmente oposto ao espírito desse tipo de texto confessional com segredos que ninguém deveria saber). Vou colocar aqui hoje um texto que recebi encartado num daqueles indefectíveis arquivos de PowerPoint com musiquinha de fundo e belas imagens que parece ser feito por gente que tem boa vontade, muito tempo sobrando e por extenção nada o que fazer. Consegui o texto na íntegra e repasso para reflexão.

UM OUTRO TIPO DE MULHER NUA
Por Martha Medeiros
Leio que Fernanda Karina posará nua por R$ 2 milhões, depois leio que a revista não confirmou o convite, depois leio que ela vai posar sim senhor e vai utilizar o dinheiro numa campanha para eleger-se deputada, e no meio desta artilharia de informação eu fico tonta e me pergunto: quem diabos é Fernanda Karina? Ah, a secretária que esteve na CPI e que virou mais uma celebridade instantânea neste país surreal.

Nunca vi tanta mulher nua. Os sites da internet renovam semanalmente seu estoque de gatas vertiginosas. O que não falta é candidata para tirar a roupa. Serviu cafezinho numa cena de novela? Posa pelada. É prima de um jogador de basquete? Posa pelada. Caiu do terceiro andar? Posa pelada.

Depois da invenção do photoshop, até a mais insignificante das criaturas vira uma deusa, bastando pra isso uns retoquezinhos aqui e ali. Dá uma grana boa. E o namorado apóia, o pai fica orgulhoso, a mãe acha um acontecimento, as amigas invejam, então pudor pra quê?

Não sei se os homens estão radiantes com esta multiplicação de peitos e bundas. Infelizes não devem estar, mas duvido que algo que se tornou tão banal ainda enfeitice os que têm mais de 14 anos. Talvez a verdadeira excitação esteja, hoje, em ver uma mulher se despir de verdade - emocionalmente.

Nudez pode ter um significado diferente e muito mais intenso. É assistir a uma mulher desabotoar suas fantasias, suas dores, sua história. É erótico ver uma mulher que sorri, que chora, que vacila, que fica linda sendo sincera, que fica uma delícia sendo divertida, que deixa qualquer um maluco sendo inteligente.

Uma mulher que diz o que pensa, o que sente e o que pretende, sem meias-verdades, sem esconder seus pequenos defeitos - aliás, deveríamos nos orgulhar de nossas falhas, é o que nos torna humanas, e não boneca s de porcelana.

Arrebatador é assistir ao desnudamento de uma mulher em quem sempre se poderá confiar, mesmo que vire ex, mesmo que saiba demais.

Pouco tempo atrás, posar nua ainda era uma excentricidade das artistas, lembro que esperava-se com ansiedade a revista que traria um ensaio de Dina Sfat, por exemplo - pra citar uma mulher que sempre teve mais o que mostrar além do próprio corpo.

Mas agora não há mais charme nem suspense. Estamos na era das mulheres coisificadas, que posam nuas porque consideram um degrau na carreira. Até é. Na maioria das vezes, rumo à decadência.
Escadas servem para descer também. Não é fácil tirar a roupa e ficar pendurada numa banca de jornal mas, difícil por difícil, também é complicado abrir mão de pudores verbais, expor nossos segredos e insanidades, revelar nosso interior. Mas é o que devemos continuar fazendo. Despir nossa alma e mostrar pra valer quem somos, o que trazemos por dentro. Não conheço strip-tease mais sedutor.

Depois de ler isso me vem a mente o quanto está difícil não só ver mulheres, mas alguém atualmente dizer " o que pensa, o que sente e o que pretende, sem meias-verdades, sem esconder seus pequenos defeitos". Podemos fazer isso. E se nossas palavras forem flechas podemos molhar as pontas no mel, como diz o ditado e ainda assim sermos nós mesmos.

Entretanto, acho muito mais do que complicado "abrir mão de pudores verbais, expor nossos segredos e insanidades, revelar nosso interior" isso deve ser feito sempre na circustância certa, com a pessoa certa e pelo motivo certo, ou corremos o risco de dar munição a alguém "do lado negro da Força" que poderia usar essa informação para o mal. O Amor só vence tudo quando é correspondido. Se não for pule fora e tenha sempre em mente a frase daquele velho samba: "se ela(ou ele) não quer, deixa pra lá, procuro outra(o) que eu sou muito moço pra chorar".


domingo, 9 de agosto de 2009

Esse é meu novo Blog. não sei o que aconteceu com o anterior... simplesmente desapareceu. Talvez tenha se sentido abandonado por eu não ter postado nada a muito tempo. Quem sabe? Nesse novo vou tentar ser mais assíduo.

Para começar postarei algo que está passando pela minha cabeça e pelo meu coração nesses dias e como sempre, encontrei alguém que disse melhor e de forma mais poética do que eu seria capaz de expressar...

AGORA EU SEI.
Zero
Há muito tempo eu ouvi dizer,
que um homem vinha pra nos mostrar
Que todo mundo é bom
e que ninguém é tão ruim.
O tempo voa e agora eu sei
que só quiseram me enganar.
Tem gente boa que me fez sofrer,
tem gente boa que me faz chorar.
Agora eu sei, e posso te contar.
Não acredite se ouvir também,
que alguém te ama
E sem você não consegue viver.
Quem vive mente mesmo sem querer
E fere o outro, não pelo prazer
Mas pela evidente razão, sobreviver.
Não é possível mais ignorar,
que quem me ama me faz mal demais,
Mas ainda é cedo pra saber,
se isto é ruim ou é muito bom.
O tempo voa e agora eu sei
que só quiseram me enganar.
Tem gente boa que me fez sofrer,
tem gente boa que me faz chorar
Quem vê seu rosto só pensa no bem,
que você pode fazer a quem
Tiver a chance de te possuir.
Mal sabe ele como é triste ter
Amor demais, sem nada receber,
que possa compensar
O que isto traz de dor.

Existem respostas para as perguntas. Todas as perguntas tem respostas. O problema é que as perguntas ás vezes deixam de fazer sentido, são transcendidas, esquecidas, superadas no turbilhão que é a vida. É assim as respostas deixam de fazer diferença e não são mais necessárias. Como disse o grande filósofo Joseph Klimber: "A Vida, essa sim, é uma caixinha de supresas". By Dimas