Seguidores

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Por que os Dias da Semana tem "Feira" no Nome


O "Feira" vem de feria, que, em latim, significa "dia de descanso". O termo teria começado a ser empregado no ano 563, após um concílio da Igreja Católica na cidade portuguesa de Braga.

Na ocasião, o bispo Martinho de Braga decidiu que os nomes dos dias da semana usados até então, em homenagem a deuses pagãos, deveriam mudar.

No início, a ordem do bispo valia apenas para os dias da Semana Santa (aquela que antecede o domingo de Páscoa), em que todo bom cristão deveria descansar. Depois acabou sendo adotada para o ano inteiro, mas só pelos portugueses.

Outra curiosidade é que desde 321 os calendários ocidentais começam a semana pelo domingo. A regra foi imposta naquele ano pelo imperador romano, Constantino, que, além disso, estabeleceu definitivamente que as semanas teriam sete dias.

A ordem não foi aleatória: embora na época os romanos adotassem semanas de oito dias, a Bíblia já dizia que Deus havia criado a Terra em seis dias e descansado no sétimo e, ao que tudo indica, os babilônios também já dividiam o ano em conjuntos de sete dias. As informações são da Revista Mundo Estranho.

Retirado de:

0 comentários:

Postar um comentário