Seguidores

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

7 Comportamentos que te Farão mais Feliz

Por Natasha Romanzoti
Será que você sabe qual é o segredo da felicidade? Acredito que seja como eu, um incansável “buscador” da felicidade. Investigadores estudaram vários fatores, desde os genes até características pessoais e escolhas de vida, para descobrir o que coincide com a felicidade e o bem-estar na vida das pessoas.

Segundo vários estudos científicos, estes são os 7 segredos que você pode aplicar a partir de hoje para ser feliz:

1 – Tenha cultura
Segundo um estudo de 2012, homens que gostam de arte, balé e outras atividades culturais sentem-se mais felizes e saudáveis. O resultado manteve-se mesmo após os investigadores tentarem controlar outros fatores que influenciam a felicidade, como a renda mensal.
Para os homens, a atividade física, lazer ao ar livre e trabalho voluntário também influenciaram positivamente a felicidade. Já as mulheres mais felizes tinham participações em igrejas e em eventos desportivos.
A mensagem é clara: mesmo que as pessoas felizes tenham mais cultura e não a cultura faça as pessoas mais felizes, não custa tentar. A felicidade é o prêmio final.

2 – Tenha um animal de estimação
Donos de animais são um grupo que tende para uma maior felicidade. Uma pesquisa de julho de 2011 descobriu que as pessoas que têm cães dizem que os seus animais de estimação aumentam a sua autoestima, bem como os seus sentimentos de pertença e de significação.

A pesquisa também descobriu que os animais tinham uma capacidade semelhante a de amigos humanos em evitar sentimentos de rejeição.

3 – Seja positivo/a
O poder do pensamento positivo pode realmente funcionar. Um artigo que revisou 51 estudos anteriores sobre a felicidade encontrou que as pessoas que adquirem o hábito de escrever três coisas boas que lhes aconteceram durante a semana têm um aumento significativo na sua felicidade.
A pesquisa também descobriu que os participantes que escreveram cartas de gratidão para outros relataram um aumento de felicidade que durou semanas (sem sequer haver a necessidade de enviá-las). Parece que o que conta mais é ter uma atitude positiva e não pensar que coisas e curas mirabolantes cairão do céu.

4 – Seja altruísta
Essa mesma revisão de estudos descobriu que devolver coisas boas à sociedade pode dar dividendos à felicidade. Um estudo de 2008 também concluiu que as pessoas que doam dinheiro em vez de gastá-lo consigo mesmas têm um impulso de felicidade.
Não é só isso, mas as pessoas que se voluntariam por razões altruístas vivem mais. O altruísmo é ainda ligado a relacionamentos mais fortes. Um estudo de 2006 descobriu que as pessoas mais altruístas são também mais propensas a ter casamentos felizes.

5 – Seja nostálgico
Pessoas sociais, energéticas e extrovertidas são também as com tipo de personalidade que, por norma, são mais felizes. Não é fácil roubar a cena de uma pessoa extrovertida, mas dá pra roubar a felicidade: é só ver o passado através de óculos cor de rosa.
Uma pesquisa de 2012 descobriu que pessoas extrovertidas devem a sua vantagem de felicidade à sua tendência de olhar para trás (para o passado) com nostalgia. Saborear memórias felizes ou colocar as más sob uma ótica otimista pode ajudar a tornar a vida de uma pessoa mais feliz. Não confunda isto com ser saudosista, vivendo no passado.

6 – Faça amor
Apesar de soar superficial, a satisfação entre quatro paredes parece estar ligada à felicidade na vida diária.
Mulheres pós-menopáusicas com vida sexual mais satisfatória são mais felizes em geral. Da mesma forma, os recém-casados com personalidades neuróticas que aliviam suas ansiedades com sexo têm casamentos melhores. Abraços e afeto físico impulsionam a felicidade também nos homens.

7 – Não persiga a felicidade
Você pode praticar todos os itens dessa lista e ainda não se sentir feliz. Isso porque um estudo de 2012 descobriu que uma hiperconcentração na felicidade pode, paradoxalmente, tornar as pessoas menos felizes.
“Querer ser feliz pode torná-las menos felizes”, disse a investigadora  Iris Mauss. “Se você explicita e propositadamente foca na felicidade, isso parece ter uma qualidade autodestrutiva”.
O estudo mostrou que as mulheres que valorizam em demasia a felicidade ou se focam exclusivamente nisso têm problemas para alcançá-la. Talvez essas pessoas estabeleçam padrões altos demais para a felicidade, ou se concentram na felicidade pessoal à custa de coisas que realmente fazem as pessoas felizes, como relacionamentos com amigos e familiares.

Retirado de:
ou

0 comentários:

Postar um comentário