Seguidores

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A Origem da Favela

Muitos que passam em frente a Central do Brasil, nem imagina o quando aquele aglomerado de casas atrás da estação, foi importante para a história do Brasil. 






Durante a Guerra de Canudos, as forças militares eram instaladas ao que hoje é o prédio atrás do comando militar do leste. Nesta guerra o governo prometeu aos soldados que quando eles voltassem iria providenciar moradias para eles, acabando a guerra os soldados acabaram se instalando atrás do prédio do comando militar, esperando as providências do governo, como nenhuma providência foi tomada até os dias atuais, o local ficou conhecido com Morro da Providência. 

Na Bahia os soldados conheceram uma planta africana chamada favela, por coincidência ao se instalarem no morro da providência encontraram a mesma planta, então começaram a chamar morro da favela. 

A favela é uma planta brasileira, típica da caatinga, tem espinhos na folhas e efeito urtigário, suas sementes são usadas como alimentos por animais e seres humanos e produzem um óleo semelhante ao óleo da mamona. A relação com o termo atual da favela é porque durante a Guerra de Canudos parte dos soldados ficavam acampado no Morro da Favela em barracos de lona.

Foi a primeira favela do Rio de Janeiro. Muitos historiadores dizem que foi a segunda , pois antes existia casas no morro Santo Antônio, porém as condições sanitárias do morro Santo Antônio eram proporcionais a época, e a toda a cidade.



Um comentário:

  1. Já tinha ouvido uma história que favela e militares estavam envolvidos principalmente nas suas origens.

    ResponderExcluir