Seguidores

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Série Musical: Zé Rodrix

Essas duas músicas do Zé Rodrix pertencem a minha infância. Até hoje acho que elas trazem um dos retratos mais fiéis da brasilidade, apesar de não serem feitas em ritmos nacionais como samba ou MPB e sim peças de salsa, um ritmo caribenho. Abaixo segue uma biografia resumida feita pelo jornalista Elias Nogueira, as letras e os respectivos vídeos que retirei, como sempre, do YouTube.



***
Biografia Resumida

Zé Rodrix, é o nome artístico de José Rodrigues Trindade, (Rio de Janeiro, 25 de novembro de 1947 — São Paulo, 22 de maio de 2009) foi um compositor, multiinstrumentista, cantor, publicitário e escritor brasileiro.

Além de uma carreira solo bem sucedida, Zé Rodrix fez parte de importantes grupos musicais. Em 1966 integrou o conjunto Momento Quatro, com quem se apresentou no III Festival de Música Brasileira da TV Record em 1967, acompanhando Marília Medalha, Edu Lobo e o Quarteto Novo com "Ponteio". No início dos anos 70 foi integrante do Som Imaginário. Integrou grupos conceituados como o trio Sá, Rodrix e Guarabyra e o grupo pré-punk Joelho de Porco.

Autor de sucessos, em sua própria interpretação, como "Soy latino americano" e “Mestre Jonas” e na voz de outros cantores como "Casa no campo", composta em parceria com Tavito, que se tornou uma pérola na voz de Elis Regina.

No início dos anos 2000 revelou-se publicamente Maçon e como escritor, desenvolveu uma trilogia sobre o tema composta por "Johaben: Diário de um Construtor do Templo" (1999) , "Zorobabel: Reconstruindo o Templo" (2005) e "Esquin de Floyrac: O Fim do Templo" (2007). 

Seus livros são literatura recomendada nas Lojas Maçônicas. Fez jingles memoráveis no mercado publicitário nacional. Em entrevista exclusiva, Zé Rodrix, fala de carreira e outras coisas!

***

QUANDO SERÁ?
(Zé Rodrix)

Quando será o dia da minha sorte?
Sei que antes da minha morte
Eu sei que esse dia chegará
Mas quando será?

Quando estava na barriga da minha maezinha
Sonhava com um berço de ouro, fralda de florzinha
Mas eu não sabia dos problemas que a família tinha
Morando apertada num barraco na beira da linha
Minha mãe me olhou e disse:
- Como vamos sustentar?
Mas meu pai respondeu pra ela:
- A sorte do menino vai mudar
(mas quando será?)

Quando será o dia da minha sorte?...
Fui crescendo com mais sonhos que um mestre-sala
Muito samba, muita bola e pouca escola
E o meu tio me dizia que eu tinha estrela
E que eu não me preocupasse que a vida é bela
Só que a sorte que eu queria custava muito a chegar
Mas vovó, que era uma santa, dizia:
- Sua sorte vai mudar
(mas quando será?)

Quando será o dia da minha sorte?...
Fui garçon, chofer de táxi, fui marinheiro
Vendedor de loteria e biscateiro
Quis ser muitas outras coisas mas tive medo
E cada emprego que arranjava ganhava menos
Procurei uma cigana para me aconselhar
Ela leu minha mão e me disse:
- Um dia a sua sorte vai mudar
(mas quando será?)

Quando será o dia da minha sorte?...
Oito anos de namoro, sonhos e planos
Cinco anos de casados, sonhos e planos
De noite nós dois na cama, sonhos e planos
Mas quando nascem os filhos nos preocupamos
A mulher sempre pergunta:
- Como vamos sustentar?
E como meu pai eu respondo:
- A sorte dos meninos vai mudar
(mas quando será?)

Quando será o dia da minha sorte?...



SOY LATINO AMERICANO
(Zé Rodrix)

Não acordo muito cêdo
Mas não fico preocupado
Muita gente me censura
E acha que eu estou errado
Deus ajuda a quem madruga
Mas dormir não é pecado
O apressado come crú
E eu como mais descansado...

Soy Latino Americano
E nunca me engano
E nunca me engano
Soy Latino Americano
E nunca me engano...

Meu caminho pro trabalho
É um pouco mais comprido
Eu vou sempre pela praia
Que é muito mais divertido
Chego sempre atrasado
Mas eu não corro perigo
Quem devia dar o exemplo
Chega atrasado comigo
E diz:...

Soy Latino Americano
E nunca me engano
E nunca me engano
Soy Latino Americano
E nunca me engano...

É legal voltar prá casa
Mas eu não volto correndo
Quem tem pressa de ir embora
No transporte vai morrendo
E eu que não me apresso nunca
Pro meu bar eu vou correndo
E encontro a minha turma toda
Sentada na mesa dizendo assim...

Soy Latino Americano
E nunca me engano
E nunca me engano
Soy Latino Americano
E nunca me engano...

Quando eu abro a minha porta
Muita gente está jantando
Quando eu ponho a minha mesa
Muita gente está deitando
Eu me arrumo e vou prá rua
E na rua vou achando
Muita gente que trabalha
Se divertindo e cantando
Assim:...

Soy Latino Americano
E nunca me engano
E nunca me engano
Soy Latino Americano
E nunca me engano...


0 comentários:

Postar um comentário