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sábado, 2 de outubro de 2010

Como é que você aprende?

Um dos temas sobre o qual eu gosto de conversar com meus alunos é a necessidade de “aprender a aprender”. Sabemos pouco sobre nós mesmos e acredito que qualquer coisa que nos dê alguma pista sobre os porquês de nossa personalidade é bem vindo. No próximo post [que poderá ver aqui] vou colocar um teste que serve para descobrir qual é o seu estilo de aprendizagem.

* * *

DICAS DE ESTUDO E ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Por Jorge Silveira
Os estilos de aprendizagem utilizam 03 formas de percepção de informações e são elas:

Visual: faz uso da visão como meio de obter e reter as informações;

Auditivo: vale-se da audição para absorver informações e;

Cinestésico: aproveita-se dos sentidos relacionados ao movimento para guardar informações.

Cada indivíduo, em regra, tem predominância em um destes (predominância, e não totalidade). Conhecer-se para saber qual o estilo predominante auxiliará - e muito - nos estudos, inclusive de concursos públicos.




QUAL É SEU ESTILO DE APRENDIZAGEM
Apesar de o ser humano ter habilidade para aprender pelos sistemas auditivo, visual e cinestésico de maneira combinada, há pessoas que utilizam um deles de forma predominante.

VISUAL
AUDITIVO
CINESTÉSICO


Como você aprende
Vendo, sendo capaz de fazer uma imagem imediata do que está recebendo como informação.
Ouvindo, sendo capaz de montar uma história com a informação que está recebendo.
Fazendo ou executando, sendo capaz de guiar-se pela experiência motora.


O que distrai sua atenção
Estímulos visuais em demasia ou conflitantes. Grande número de informações recebidas
Ruídos de fundo. Estímulos auditivos dados rapidamente para serem "convertidos" em informações auditivas.
Estímulos conflitantes visuais s/ou auditivos. Ser impedido, de mover-se ou de fazer algo.


Processamento de informação

Tende a devanear quando está pensando. Pensa em ritmo rápido.
Os olhos tendem a ficar fixos quando está pensando. Seus pensamentos ocorrem em uma velocidade moderada.
Pessoas que tendem a olhar para baixo quando estão pensando. Seus pensamentos ocorrem em um ritmo mais lento.


Como você interage com o ambiente

Verifica sempre o que está acontecendo ao seu redor
Ouve o que está sendo dito a sua volta e não parece consciente de modificações no plano visual.
Mais focalizado em si, restante consciente do clima que o circunda; não parece consciente da atividade visual.




Estilos de organização

A percepção é global; percebe o todo e, se necessário, decompõe em partes a percepção inicial
Organizados; dependem de informações detalhadas e de instruções passo a passo. São orientados pela linguagem. Repetem para si o que devem memorizar.

Organização gradual, criativa e divergente. Não há modelos definidos e estatísticos para aprendizagem - Chega a conclusões diferentes da maioria



Fonte: Livro "Processamento Auditivo: Fundamentos e Terapias", de Ana Maria Alvarez, Editora Lovise


Agora, possivelmente a identificação do estilo utilizado em maior grau já ocorreu. Mas há também outros meios complementares de reconhecimento, seja através de questionários específicos, grupos de palavras repetidamente ditas etc. Um exemplo seria nas pessoas que falam: "Tá vendo?", "Isto.é cristalino em minha mente" etc. Mas a intenção não é discorrer sobre a teoria, então vamos adiante.

Agora, relatamos dicas de estudo, inclusive as que utilizo, e espero que os auxilie:

Para os visuais:
- Procure recursos visuais sobre as matérias estudadas (exemplo: video-aulas);

- Tente fazer resumos usando anotações, tabelas, esquemas, desenhos, fluxogramas, gráficos e outros recursos parecidos;

- Utilize-se das dicas anteriores, colocando-as nos mais diversos lugares (porta do quarto, armário do seu computador etc.), para que, sempre que passar pelo lugar, possa dar mas uma olhada;

- Visualize os gestos do professor, o modo como ele ensina (na hora de lembrar sobre determinado assunto, você poderá visualizar o modo como foi passada a informação;

- Tente construir imagens mentais sobre o que estiver estudando;

- Dê importância às leituras, principalmente às que contem esquemas e resumos gráficos.

Para os auditivos:
- Procure gravar as aulas, palestras, seminários;

- Escute as gravações periodicamente;

- Faça resumos e grave-os para que você possa escutar o que escreveu;

- Procure escutar as gravações, logo assim que acordar ou antes de dormir (é uma técnica que funciona, pois a mente está desobstruída de problemas ou já está se preparando para o sono);

- Escute mais as aulas e tente escrever pouco - para ter mais atenção -, usando a dica geral, preferencialmente;

- Leia os textos em voz alta;

- Fique atento a tudo o que é falado em aula;

- Converse com os amigos sobre os conteúdos.

Para os cinestésicos:
- Procure professores que ministrem aulas dinamicamente, com alterações de voz, que façam movimentos com os braços, andam para lá e para cá, escrevem no quadro, enfim, tudo o que tenha relação com movimento, alternância;

- Procure estudar tendo em voz alta e caminhando pelo local de estudo;

- Faça experiências práticas sobre o assunto, pesquisas, exercícios, atividades em laboratório (exemplo seria para a matéria de Informática) etc.;

- Procure estudar mudando de posição de vez em quando;

- Escreva, fale, leia e faça gestos que achar que representem melhor as informações estudadas.

As dicas acima São válidas independentemente do estilo predominante, já que o ideal é que saibamos utilizar os 03 de maneira equilibrada (e isso é possível, basta treinar - e muito - até que as 03 formas de percepção estejam bem apuradas, lapidadas). Não as utilizamos equilibradamente por força de variáveis ambientais que nos moldam, que fazem-nos adaptar às situações do dia-a-dia.



sexta-feira, 1 de outubro de 2010

As Curas e os Ajustes do Feng Shui




Uma das coisas que eu gosto no feng shui é que nunca nada é definitivo. Quando eu converso com pessoas sobre o assunto utilizando meus pequenos conhecimentos em leitura e cursos que já fiz, inevitavelmente ouço uma exclamação: ah! Tô ferrado! Minha casa está toda errada!. Aí eu pacientemente digo que não. Que pode usar uma das inúmeras curas que o Feng shui oferece para melhorar seu ambiente.

Hoje vou postar algumas dessas “curas” que compilei num dos cursos que fiz. Coisas que podemos usar para harmonizar nosso lar. Evidentemente seria melhor contratar um especialista para fazer a diagnose e propor as alternativas, mas parafraseando Dona Edith Maria Manoelina Tarabetina Capitulina de Jesus Amor Divino (a líder comunitária do Terça Insana) “como vamo conseguí uma consulta de Feng Shui hoje pelo preço que tah?” Isso, se conseguir achar quem faça. Então leia com a tenção e use com parcimônia.

Embora acredite que nada aqui mostrado tenha consequências graves ou permanentes se for usado em excesso, comedimento é fundamental. Nada de pintar seu quarto de dormir em um tom vermelho-fogo berrante nem num verde-água aguado (perdoem o trocadilho). Lembrem-se de duas máximas: “Menos é mais” e “Nada em excesso”, com  elas sempre tudo sairá bem.
Leia mais sobre Feng Shui e os cinco elementos ou atividades chinesas:
http://abcimaginario.blogspot.com/2010/09/feng-shui.html 
http://abcimaginario.blogspot.com/2011/11/as-escolas-do-feng-shui.html
http://abcimaginario.blogspot.com/2011/01/wu-hsing-as-cinco-atividades-chinesas.html





AS CURAS E OS AJUSTES DO FENG SHUI
TIPO DE CURA
FUNÇÃO
Luzes
Objetos brilhantes levantam e expandem o ch´i
Espelhos
Atraem, repelem, aumentam, elevam e expandem o ch´i
Sons
Anima, cria, movimenta, desperta, estimula e protege a energia
Força vital (plantas, aquários, flores etc.)
Nutre, realça, estimula, cura e eleva o ch´i
Objetos pesados
Torna difusa a energia acelerada e ancoram as coisas
Objetos móveis (sinos de vento, biruta etc.)
Dispersam o ch´i negativo, criam uma energia mais alegre, mais fluida, suave e calmante
Cores
Diferentes tons e matizes aumentam e suavizam o ch´:
Vermelho => Estimula, excita, traz fama, motivação, paixão, poder.
Laranja => Energético, estimula o apetite, criatividade e coragem.
Amarelo => Estimula o apetite, o intelecto, a tomada de decisões, a comunicação, força extra.
Verde => Equilíbrio, esperança, calmante, fartura, refrescante.
Azul claro => Evitar em pessoas com tendência a depressão, purificante, calmante, estimula a paciência, a serenidade, reduz a pressão sanguínea .
Azul escuro => Trás maior percepção, facilidade de expressão, relaxante
Violeta => Equilíbrio, paz, silêncio, intuição, humildade, tolerância, espiritualidade, riqueza, sorte.
Rosa => compreensão, maturidade, dedicação, amor incondicional, sentimentos puros, felicidade, romance.
Branco => paz, purificação, limpeza, frieza, claridade.
Lilás e roxo => Riqueza
Preto => Sofisticação, classe, profundidade, mistério.
Marrom => solidez, firmeza, monotonia, peso
Talismãs ou objetos de poder
Trazem proteção espiritual e fortalecem o ambiente
Fragrâncias

Obs.: Não acender incensos com isqueiro ou acendedores de gás, somente fósforos; também não assoprar para fazer a brasa, deve-se agitar levemente.

Os cheiros enaltecem o espírito, invocam cura física e estabelece o clima desejado no ambiente:
Alfazema : Harmoniza, relaxa, fortalece a espiritualidade, o estudo, o trabalho
Camomila :Calmante, equilibra as emoções
Canela: Estimulante, anti-séptico, limpa, ativa a sexualidade e a circulação
Erva-doce: Revigorante, criatividade, cansaço e saúde
Lavanda: Insônia, estudos e trabalho, reaproxima as pessoas, acalma, retira a depressão
Mel: Harmoniza as relações
Eucalipto: Limpa o ambiente, refresca, bom para o sistema nervoso
Jasmim: Depressão profunda, otimismo, confiança, inspiração, estudos e trabalho
Hortelã ou Menta: Reduz o desejo de comer, alivia o cansaço
Alecrim: Confiança, poder da mente , intuição, memória
Manjerona: Neutraliza os maus fluidos
Ananda: Incenso de limpeza geral (acender somente de 24 em 24 horas)
Melissa: Acalma e estimula
Louro: Melhora o humor e ativa a concentração e a memória

Cristais e pedras
Elevam a energia e os padrões vibratórios
Flautas de bambu
Auxiliam o ch´i opressivo
Objetos táteis
Estimulam, alertam e promovem a saúde.
Outros
Dependem de seu toque pessoal

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Feng Shui

Retirei esse texto de um site cristão que se propõe a mostrar como as seitas e religiões orientais devem ser desacreditadas por estarem contrárias ao que vem escrito na Bíblia. Mesmo assim o texto é bom. Completo e sintético. Ótimo para ser publicado num veículo de leitura rápida como esse. Eu adaptei o texto e exclui dele todas as referências bíblicas colocadas pelo autor como argumentos contrários ao pensamento oriental. Na minha opinião ele não consegue convencer. É um tour de force desnecessário e que acaba como um tiro pela culatra. Se você quiser conhecer a versão completa do site e a peroração bíblica oferecida pelo autor contra o que ele mesmo escreveu, vai aqui: http://www.cacp.org.br/orientais/artigo.aspx?lng=PT-BR&article=374&menu=9&submenu=1. Mas não acho que seja necessário se você se interessa por Feng Shui...

FENG SHUI
Por João Flávio Martinez
Praticado na China há milhares de anos, o Feng Shui chegou ao Ocidente em pleno final de milênio como uma espécie de nova ciência do ano 2000. Feng Shui é uma antiga arte chinesa de criar ambientes harmoniosos, oferecendo, dessa forma, um sistema completo ligado intimamente à natureza e ao Cósmico. Originou-se há cerca de 5000 anos, nas planícies agrícolas da China Antiga. A tradução literal do termo Feng Shui é Vento-Água. Mas, para os chineses, significa muito mais do que isso. Acreditam eles que essa arte é como o vento, que não se pode entender, e como a água, que não se pode agarrar. O Feng Shui está baseado nos ensinamentos codificados por Lao Tsé, que incluem o Yin-Yang, os cinco elementos e os Triagramas (zodíaco chinês) Yi-Jing.

COMO FUNCIONA O FENG SHUI
O objetivo do Feng Shui é atrair a energia positiva e, dentro do possível, eliminar e/ou afastar a negativa. Defende a vida em harmonia com o meio ambiente e suas linhas de energia, de modo que haja um equilíbrio adequado entre as forças da natureza. Essas energias invisíveis, positivas e negativas, podem produzir harmonia e discórdia, saúde e doença, prosperidade e pobreza.

A energia positiva os chineses chamam de Sheng Shi ou respiração cósmica do Dragão. A negativa de Shar Shi ou sopro da morte. A presença de objetos agudos ou pontiagudos ou estruturas causa o sopro da morte (Shar Shi), que por sua vez pode ser controlada através da localização de um imóvel, sua arquitetura, sua decoração ou disposição interior (posição dos móveis, objetos, cores etc). Com isso o Feng Shui oferece uma variedade de soluções para evitar e combater o sopro da morte, capacitando os seus adeptos a diagnosticar ambas as situações.

OS PRINCÍPIOS DO FENG SHUI
Os chineses acreditam que existem duas forças cósmicas, duas energias opostas que formam o universo e tudo o que nele há. Essas duas energias são chamadas de Yin e Yang. A força positiva do bem, da luz e da masculinidade é o Yang. A essência negativa do mal, da morte e da feminilidade é o Yin. Eles consideram que tudo no mundo é composto de elementos opostos chamados Yin e Yang. Em conjunto, esses elementos constituem um todo equilibrado conhecido como Tao ou Caminho, o eterno princípio da harmonia entre o céu, a terra e o universo, cuja respiração é chamada Chi.

Quando esses elementos não estão equilibrados, o ritmo da natureza é interrompido com desajustes, resultando conflitos. Para os chineses, a harmonia e o funcionamento ordeiro do universo é uma manifestação denominada Tao. O Tao é uma espécie de vontade ou legislação divina, que existe no universo e o regula. (...)

OS CINCO ELEMENTOS
Os chineses acreditam que as interações dos cinco elementos — terra, madeira, fogo, metal e água podem ser combinados para criar boa ou má sorte no ambiente físico. Esses elementos estão envolvidos em dois tipos: o ciclo produtivo e o ciclo destrutivo. No ciclo produtivo (positivo), o fogo produz a terra, que produz o metal, que produz a água, que produz a madeira, que por sua vez produz o fogo. No ciclo destrutivo (negativo), a madeira destrói a terra, a terra destrói a água, a água apaga o fogo, o fogo derrete o metal, que por sua vez derruba a madeira.

Segundo esses relacionamentos cíclicos, o praticante do Feng Shui pode alterar as energias de sua casa ou de seu local de trabalho usando o sistema chinês de orientação combinando a data e a hora do nascimento das pessoas de acordo com os elementos. A intenção do Feng Shui é gerar harmonia no ambiente, localizando essas energias. Para entender melhor esse ciclo, alguém, por exemplo, que tenha nascido no ano fogo, segundo o calendário chinês, não pode ter água demais em casa. Deve-se, portanto, evitar tanques, fontes, aquários e objetos de cor azul-escuro ou preta (cores da água), porque no ciclo destrutivo a água destrói o fogo. Por outro lado, seria ideal ter plantas e objetos verdes (representando a madeira), pois a madeira produz fogo no ciclo produtivo. Com o uso de uma bússola é possível identificar a direção de cada um dos cinco elementos.

OS CINCO ELEMENTOS E SUAS PROPRIEDADES
O fogo é vermelho uma cor auspiciosa. O fogo é também verão e representa o sul.
A água é preta ou azul-escuro. Representa o inverno e é colocada no norte.
A madeira é o leste e é representada pela cor verde. Sua estação é a primavera.
O metal é branco e, algumas vezes, dourado. O metal simboliza o oeste. Sua estação é o outono.
A terra é amarela ou marrom. Representa o centro.

PA KUA
É o principal símbolo de referência na prática do Feng Shui. E também uma espécie de ferramenta de diagnóstico para localizar as energias, muito aplicada em relação aos pontos cardiais.

A origem do Pa Kua é baseada nos triagramas do I Ching (O Livro das Mutações, considerado como texto divino) adaptado para o Feng Shui.

O Pa Kua está dividido em oito setores, identificados de acordo com as direções da bússola. Cada setor é conhecido como uma aspersão de vida. As aspirações de vida são: Chien (Noroeste, pessoas úteis ou mentoras), Kan (Norte, perspectiva profissionais), Ken (Nordeste, educação), Chen (Leste, família, relacionamentos e saúde), Sun (Sudeste, riquezas e prosperidade), Li (Sul, reconhecimento e fama), Kun (Sudoeste, perspectiva de casamento e felicidade conjugal) e Tui (Oeste, sorte dos filhos).

Depois de descobertas essas aspirações, basta definir e saber os objetivos, decidindo-se por riqueza, saúde, fama etc. Para tanto, é importante saber ativar ou criar os bons fluxos do Chi (força superior que permeia todo o universo) nesta área, verificando a direção no Pa kua. Por exemplo, se é dinheiro que se deseja, é só fazer algo em relação ao lado sul

O QUE O FENG SHUI PODE FAZER POR VOCÊ?
A doutrina central do Feng Shui é que a humanidade viva em harmonia com o ambiente, em equilíbrio e simetria com a terra. O Feng Shui reúne tudo isso num amplo corpo de princípios que promete prosperidade e abundância, paz e serenidade, além de saúde e longevidade para aqueles que construírem sua casa de acordo com suas diretrizes, que defendem a harmonia e o equilíbrio. O peixe para os chineses representa o sucesso. Ter um aquário ou algo que exiba o símbolo do peixe, como vaso, quadro ou uma pintura são vistos como excelentes ativadores da riqueza. UM belo vaso chinês representa boa saúde. Os cristais melhoram a vida social e as perspectivas de casamento da pessoa. Fuk, Luk, Sau, os deuses da riqueza, do prestígio social e da longividade, respectivamente, são encontrados nas salas de jantar ou de estar de quase todas as residências chinesas em todo o mundo. Eles são os mais importantes - e mais populares — dos deuses simbólicos do panteão chinês. Raramente são venerados, Os chineses acreditam que o simples fato de terem suas imagens dentro de casa já é suficiente para atrair a boa fortuna que eles significam.

Segundo a crença chinesa, existem no universo duas energias: o Sheng Chi (benéfica) e o Sha Chi (maléfica). Um dos objetivos do Feng Shui é determinar o lugar em circulam essas energias para neutralizá-las. Ensina também que existe um modo natural e correto para realizar todas as coisas, e que tudo têm o seu devido lugar e sua devida função para que possa atingir o equilíbrio. Esse equilíbrio, por sua vez, é possível por meio das cores, dos elementos da natureza, dos formatos dos objetos, dos objetos moventes, dos sons, das luzes, das plantas, espelhos e outras coisas. Tudo deve ser utilizado com muito cuidado, pois pode trazer efeitos indesejados se mal empregados.

O FENG SHUI E O TAOÍSMO
Segundo os ensinamentos do Taoísmo, o Tao (caminho) é considerado a única fonte do universo.Essa fonte é eterna e determina todas as coisas. Os taoístas creem que quando os eventos e as coisas passam a existir em harmonia natural com a força macrocósmica, então existe paz.

O Taoísmo procura levar o homem a uma harmonia com a natureza através do livre exercício dos instintos e imaginações.

O Feng Shui incorpora essas crenças do Taoísmo ao seu modo de viver não em relação à pessoa, mas ligando-as à construção, à arquitetura, ao ambiente e, com isso, influencia o destino de seu praticante.

Para os praticantes do Feng Shui, o mundo é composto pelos elementos opostos: Yin-Yang, o negativo e o positivo, que, quando não estão equilibrados, resultam em conflitos. 




Leia mais sobre os cinco elementos ou atividades aqui:  
http://abcimaginario.blogspot.com/2011/01/wu-hsing-as-cinco-atividades-chinesas.html

e sobre o Feng Shui aqui:
http://abcimaginario.blogspot.com/2011/11/as-escolas-do-feng-shui.html
http://abcimaginario.blogspot.com/2010/10/as-curas-e-os-ajustes-do-feng-shui.html

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Como é que você Joga o jogo da vida?

Nos posts anteriores (aqui, aqui, aqui, aqui e aqui) eu disponibilizei dados sobre a síndrome do Estrangeiro com indicações sobre como identificá-la e como aprender a conviver com ela. Hoje vou colocar dois pontos de vista sobre como lidar com essa sensação constante de "estar com fome e armado apenas com um garfo num mundo feito de sopa".

De forma bem simplificada (e por que não dizer clichê) podemos nos lembrar do paradoxo do copo d’água, onde identificamos aqueles que o veem meio cheio ou meio vazio de acordo com sua inclinação para o pessimismo ou otimismo. De minha parte, me basta hoje perceber que está pela metade. Ponto. Mas não foi sempre assim e uma longa jornada foi necessária para chegar a esse ponto.

Leiam os dois textos e (como tudo na vida) escolham como preferem viver. A vida é como um jogo de poker no qual não se pode escolher as cartas (embora os espíritas digam o contrário). Nascemos com uma mão que pode ser boa ou ruim. E pode ser melhor ou pior de acordo com nossa forma de jogar. Podemos mudar algumas cartas, apostar, passar ou pagar para ver. Como alternativa podemos não fazer nada e nos lamentar esperando a morte chegar. Você decide.


SOU UM ESTRANGEIRO NESTE MUNDO
Por Khalil Gibran
Sou um estrangeiro, e há na vida do estrangeiro uma solidão pesada e um isolamento doloroso. Sou assim levado a pensar sempre numa pátria encantada que não conheço, e a sonhar com os sortilégios de uma terra longínqua que nunca visitei.
Sou um estrangeiro para meus parentes e amigos. Quando encontro um deles penso: "Quem é ele? Onde o encontrei? Que me une a ele? Por que me aproximo dele e o frequento?"

Sou um estrangeiro para minha alma. Quando minha língua fala, meu ouvido estranha-lhe a voz. Quando meu Eu interior ri ou chora, ou se entusiasma, ou treme, meu outro Eu estranha o que ouve e vê, e minha alma interroga minha alma. Mas permaneço desconhecido e oculto, velado pelo nevoeiro, envolto no silêncio.

Sou um estrangeiro para o meu corpo. Todas as vezes que me olho num espelho, vejo no meu rosto algo que minha alma não sente, e percebo nos meus olhos algo que minhas profundezas não reconhecem.

Quando caminho nas ruas da cidade, os meninos me seguem, gritando: "Eis o cego, demos-lhe um cajado que o ajude". Fujo deles.

Mas encontro outro grupo de raparigas que me seguram pelas abas da roupa, dizendo: "É surdo como uma pedra. Enchamos seus ouvidos com canções de amor e desejo". Deixo-as, correndo.

Depois, encontro um grupo de homens que me cercam, dizendo: "É mudo como um túmulo, vamos endireitar-lhe a língua". Fujo deles com medo.

E encontro um grupo de velhos que apontam para mim com dedos trêmulos,dizendo: "É um louco que perdeu a razão ao freqüentar as fadas e os feiticeiros".

Sou um estrangeiro, e já percorri o mundo do Oriente ao Ocidente sem encontrar minha terra natal, nem quem me conheça ou se lembre de mim.

Acordo pela manhã, e acho-me prisioneiro num antro escuro, frequentado por cobras e insetos. Se sair à luz, a sombra do meu corpo me segue, e as sombras de minha alma ma precedem, levando-me aonde não sei, oferecendo-me coisas de que não preciso, procurando algo que não entendo. E quando chega a noite, volta para casa e deito-me numa cama feita de plumas de avestruz e de espinhos dos campos.

Ideias estranhas atormentam minha mente, e inclinações diversas, perturbadoras, alegres, dolorosas, agradáveis. À meia-noite, assaltam-me fantasmas de tempos idos. E almas de nações esquecidas me fitam. Interrogo-as, recebendo por toda a resposta um sorriso. Quando procuro segurá-las, fogem de mim e desvanecem-se como fumaça.

Sou um estrangeiro neste mundo. Sou um estrangeiro, e não há no mundo quem conheça uma única palavra do idioma da minha alma.

Caminho pela selva inabitada, e vejo os rios correrem e subirem do fundo do vale ao cume da montanha. E vejo as árvores desnudas se cobrirem de folhas, e florirem, e frutificarem, e perderem suas folhas num só minuto. Depois, suas ramas caem no chão e se transformam em cobras pintalgadas.

E as aves do céu voam, pousam, cantam, gorjeiam e depois param, abrem as asas e viram mulheres nuas, de cabelo solto e pescoços esticados. E olham para mim com sensualidade. E estendem suas mãos brancas e perfumadas. Mas, de repente, estremecem e somem como nuvens, deixando o eco de risos irônicos.

Sou um estrangeiro neste mundo. Sou um poeta que põe em prosa o que a vida põe em verso, e em versos o que a vida põe em prosa. Por isto, permanecerei um estrangeiro até que a morte me rapte e me leve para minha pátria...



UMA VIDA
Por Dinair Fonte
Um jeito assim de viver morrendo segundo a segundo. Descobrindo-me, sentindo como se fosse a ultima vez. Observando-me existir. Quantas vezes eu quis ser diferente. Como o resto do mundo que retira da realidade coisas que eu não consigo retirar.

Assisto a mim, meu ser fragmentado e carente precisando constantemente aprender a olhar. Assisto as pessoas a minha volta simplesmente vivendo. Divertindo-se, amando a cada cinco minutos, enquanto eu busco respostas, busco a essência, aquilo que os antigos nomearam como Amor sublime.

Eu não sei curtir a vida, eu admito. Não sei flertar, não sei fazer, não sei, não levo jeito. Sou incompetente nos assuntos do coração. Sempre estive concentrada em mim, no que acontecia dentro de mim.

Não, eu não sou daqui. Eu apenas disfarço muito bem. Sou uma estrangeira. Não possuo a normalidade que os outros esperam. É impossível parecer um ser humano “normal” quando assumimos com coragem o ser pensante que somos. E é justamente a compreensão ampla da vida, resultante ou não do pensar, e, ao mesmo tempo, a não compreensão dela, que faz a minha existência tornar-se perturbadora.

Para mim dói existir, sempre doeu. Eu sofro com a realidade, não descanso nunca. Vivo de sobreaviso, acordada, sempre alerta. Vivo a agonia de caminhar no escuro, de me sentir impotente e perdida perante a vida linda que me foi dada de graça. Sangrando com desamores, perdas, rejeições e incertezas. Sentindo por tantas vezes um medo horrível de viver.

No entanto, há algo que eu acredito, e que está acima de tudo que eu não sei que sou: Dor não é amargura. Então, saio para vida sozinha com esse meu jeito torto de ser, e viajo até as pessoas. Sorrio. É minha maneira de parecer normal, de fazer o peso da minha vida, de minhas observações, do meu estar no mundo, se tornarem mais leves.

Pouca gente entende. Mas, definitivamente, isso não me preocupa mais. Sou o que sou. Sou o está ao meu alcance ser. E isso é, sem dúvida, o melhor que posso fazer.

Minha sensibilidade me fere, minha sensibilidade é minha dádiva e minha desgraça. Reneguei-a algumas vezes. Mas não posso, não consigo mais. Pois é a partir dela, e com ela, que eu realizo belíssimas coisas. Como você consegue, Camila? Eu respondo: Sentindo. Eu descobri.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

A Síndrome do Estrangeiro V

O Estrangeiro e o Misticismo
Por Málu balona
O misticismo, em geral, contribui para a piora da auto-estima do indivíduo, na medida em que reforça a teoria do messianismo: alguém virá nos salvar, logo alguém assumirá a responsabilidade no nosso lugar.
A partir desse auto-engano, a passividade e o conformismo serão as maiores companhias, o que só vem a reforçar a insegurança e o sentimento de autoculpa.
A ideia de que estamos todos neste planeta para sofrer e pagar as consequências dos nossos atos, constitui mais uma canga no pescoço pregada pelo misticismo, o que se soma às muitas outras coleiras do ego impostas pela sociedade.
Também é fato que há consciências muito mais antigas do que os planetas onde se manifestam atualmente. As estrelas morrem, os planetas têm vida útil limitada. A consciência é imortal, plasmando novos corpos sempre quando e onde faz-se necessária a sua presença para evoluir.
Contudo, no caso da SEST, o interesse pela vida fora da Terra só trará mais distanciamento da realidade humana em que a consciência está manifestada de forma já deficiente.
A constatação de haver pertencido a outras civilizações e raças, não serve, no momento, como consolo e nem diminui o conflito com a sociedade atual, agravando ainda mais a idéia de abandono, de fuga e de estar separada dos seus pares.
A saída artificial das drogas aparece na SEST como a possibilidade milagrosa de solução para o problema, o que, na verdade, contribuirá para aumentar a distorção da realidade vivida pela consciência portadora.
Muitos exemplos indicam o dano irreparável causado por essa válvula de escape, denominada por esse motivo viagem sem volta (bad trip). Na tentativa de sair do corpo a consciência sai do ar e não cai na real como precisa.
 Com predisposição natural à descoincidência dos seus veículos de manifestação desde a infância, a portadora chega à adolescência disposta a continuar cada vez mais fora do corpo, que constitui um entrave para os seus propósitos de evasão.
A busca e a passagem pelas drogas, algumas vezes, pode gerar uma condição descoincidência vígil patológica, caracterizando o adulto semi-projeïado permanente. Dentre as hipóteses de trabalho da Projeciologia, está a proposta de aprofundar o estudo das relações entre a esquizofrenia e as semiprojeções conscienciais semilúcidas.
Em devaneio, passará a maior parte do tempo viajando, mantendo o complexo corporal artificialmente desencaixado, numa clara demonstração de rebeldia consciencial contra a vida humana.
Os pensamentos podem entrar em circuito fechado, instalando-se o monoideísmo. A partir dessa linha final (dead-line), a alienação pode chegar a ser irreversível e vir acompanhada de idéias de suicídio.
O quadro toma-se ainda mais complexo devido à super-dotação e ao parapsiquismo destrambelhado. Os mecanismos de racionalização ajudam a mascarar o risco real de autodestruição. Um dos fatores da desorientação é a interpretação equivocada dos sinais parapsíquicos e bioenergéticos pessoais.
A falta de referenciais parapsíquicos sadios, de discernimento, de senso crítico, de autodefesa e de orientação adequada, faz com que a consciência confunda as instruções recebidas dos próprios assediadores, maus guias extra-físicos cegos, (igualmente enfermas e necessitadas de esclarecimento), com instruções avançadas para a sua evolução dadas pêlos amparadores legítimos.
Um exemplo claro é o portador que se refere ao contato permanente com seres extrafísicos, anjos guardiães, mestres e guias, que lhe indicam o que fazer. O misticismo incentivará esta forma alienante de comunicação, sem qualquer discernimento ou senso crítico.
Paradoxalmente, embora sendo uma deficiência evolutiva, a SEST é ao mesmo tempo fruto de uma problemática consciencial complexa e sofisticada, acima da média dos seres humanos comuns. Um grito de alerta contra o perigo do conformismo evolutivo. É a luta pela preservação da espécie evolutiva consciencial, em detrimento da clonagem humana, apenas - robotização existencial.
Marcadas e sofridas, elas poderão fechar-se definitivamente para a atual existência, numa forma de pré-autismo deliberado. Fechando os seus canais de comunicação com o meio exterior agressivo, tornar-se-ão sistemas fechados, desencadeando a morte comunicativa e o caos afetivo - entropia máxima observada nos casos agudos de psicopatologia.
Com perda acentuada da autocrítica, o que por si só caracteriza a doença mental, os portadores dessa sintomatologia consciencial serão arrolados juntamente com portadores de psicopatologias de origem diversa
Na SEST há. uma espécie de cronograma - fases vivenciadas pelos portadores, que pode levar a dois resultados diferentes: o fracasso ou a autocura.
As consciências portadoras vão da surpresa à estranheza pela vida humana. Passam da frustração e do abatimento à melancolia, da indignação à revolta, em alguns casos.
A fase da busca de solução pode terminar na desistência, nas drogas e no isolamento, como também na saída mais adequada: a reconstrução possível e sistemática da maior coesão consciencial, início do processo para alcançar a maturidade integrada.
A reciclagem existencial é a saída nesse e em muitos outros casos. A renovação total de conduta, mais afim com os princípios pessoais negligenciados, pode constituir, muitas vezes, na verdadeira solução factível e progressiva para a autocura.
Segundo o paradigma consciencial, a reciclagem existencial é a técnica evolutiva que permite a renovação do destino, com aproveitamento sadio do espírito questionador.
Devido à criatividade e inteligência superior à média, a consciência portadora da SEST poderá usar do seu património evolutivo com mais objetividade, fazendo escolhas rápidas, correndo riscos calculados e, através desse expediente estratégico, escapar ao aniquilamento. O amparo extrafísico e as inspirações sadias poderão encaminhar a busca de solução.